DEBA 2024: evento sobre IA e industria 4.0 tem participação de alunos da PUC-SP
Evento foi organizado pelo TIDD e FCET, em parceria com a VDI-Brasil - Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha.
A PUC-SP recebeu pela segunda vez, no último dia 23, o evento DEBA 2024 (Dia da Engenharia Brasil e Alemanha), organizado pelo Pós em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) e Faculdade de Ciências e Exatas e Tecnologia (FCET), em parceria com a VDI-Brasil - Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha.
A atividade, que teve como tema “Inteligência Artificial, Tecnologia e Inovação “, aconteceu no Tucarena, e contou com palestras e debates com profissionais e empresas sobre o futuro da engenharia.
Para o prof. Marcelo Graglia (TIDD e FEA), a importância do evento é trazer tudo o que há de mais avançado em tecnologia no setor industrial. “A VDI traz muito do que está acontecendo de ponta na Alemanha que tem uma tradição grande no desenvolvimento de tecnologia. Então, esse evento é uma oportunidade de ter contato com uma tecnologia de ponta aplicada, e da Universidade se abrir e interagir além dos campi. Ao mesmo tempo, tentamos criar espaços de interação entre os nossos estudantes e futuros postos de trabalho”.
Durante o evento, o aluno do Tidd, Leonardo Mazetto Perez teve a oportunidade de expor seu projeto de mestrado. "Meu projeto tem como objetivo apresentar a realidade aumentada, então ele tem um digital twin junto com braços robóticos, que trabalham simultaneamente. Essa tese ela tem como objetivo a parte de pick and place, então, é pegar um objeto de um lugar e realizar a montagem em outro".
A atividade no Tucarena contou também com a participação de dois alunos do curso de graduação em Engenharia de Sistemas Ciber Físicos.
Para Gabriel Marin, o evento é a oportunidade de apresentar novos projetos. "Um evento como esse é muito importante para disseminar o conhecimento da indústria 4.0 na cidade de São Paulo e também para estudantes, como eu, terem a possibilidade de apresentar seus projetos, que podem auxiliar e aprimorar esse conhecimento na indústria em geral".
Ir além da sala de aula e ter contato com profissionais da área foi o que atraiu a estudante Isabella de Vasconcelos Granjeiro .“Esse evento é muito importante pois me permite ter uma ideia de como está funcionando a indústria, especialmente em relação a tecnologia 4.0, poder fazer network e ter a possibilidade de ir além da sala de aula. Sou aluna do 6º semestre de Engenharia de Sistemas Ciber Físicos e desde pequena sabia que queria fazer engenharia, e esse curso da PUC-SP atendeu minhas expectativas por abordar a questão da indústria 4.0, Inteligencia Artificial, telecomunicações, uma parte grande de elétrica - nessessaria para a montagem de projetos - e digital twin."
Segundo o prof. Daniel Gatti, a Universidade ser parceira em um evento como o Deba permite a integração entre o acadêmico e a indústria. O foco da discussão é inteligência artificial na indústria, ou seja, como que as empresas estão usando essa tecnologia. Para a PUC-SP ser parceira de um evento como esse é super importante, uma vez que formamos profissionais para atuar na indústria. Temos os cursos de Engenharia Biomédica, Civil, de Produção e mais recentemente de Sistemas Ciber Físicos, que é voltada para a Indústria 4.0, para a Internet das Coisas, para a Inteligência Artificial e para Cidades Inteligentes, integrando todos esses elementos. Esse espaço é uma grande oportunidade de mostrar para as empresas o que nossos alunos estão produzindo dentro da Universidade, e em contrapartida proporciona para nossos alunos a chance de ter contato com o que está sendo feito na indústria em relação a tecnologia".
Vestibular 2025
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas. Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Engenharia de Sistemas Ciber Físicos.