Direito: presenças internacionais na PUC-SP

Profs. Julien Prieur e Ana Rachel Mazaudoux participaram de atividades de graduação e especialização

por Redação | 03/12/2019

Texto: profa. Clarissa D´Isep

A disciplina optativa “Diplomacia de Sustentabilidade”, ministrada em francês pela professora Clarissa D´Isep (Fac. de Direito), contou com a participação do prof. Julien Prieur, doutor em Direito Ambiental pela Université de Limoges, França, e também professor convidado na Universidade Católica de Madagascar e do Curso de Formação de Agentes Imobiliários de Paris, com intensa participação dos alunos da disciplina.

Além da participação em sala de aula, seguiu-se atividade no Pateo do Colegio, local histórico da fundação de São Paulo, o que consistiu na entrevista com o Pe. Carlos Alberto Contieri, com as participações dos profs. Clarissa D´Isep, Julien e Ana Rachel Mazaudoux, bem como dos alunos da disciplina optativa em francês André Baccarin, Raquel Ribeiro, Giovanna dos Reis, Fernanda Freitas e Guilherme Ferraz, e mestrandos Gabriel Marques Mostaço e Nancy Sampedro. A temática da entrevista foi o papel da igreja na proteção do meio ambiente, sendo destacada a menção do Padre Contieri no sentido de que o Sínodo da Amazônia contou com cristãos e não cristãos, já que o Papa Francisco considera a Terra uma casa universal, um bem comum da humanidade, o que transcende a religião. Nos dizeres do Padre Contieri, “o Papa Francisco é uma janela aberta para uma tarde de primavera”.

Já no curso de Especialização em Direito Contratual, coordenado pelos professores Clarissa e Nelson Nery Junior, os docentes Julien Prieur e Ana Rachel Mazadoux, advogada inscrita no Barreau de Lyon (órgão equivalente à Seccional da OAB), ambos doutores em Direito Ambiental pela Université de Limoges, França, onde a professora Clarissa conquistou a dupla titulação doutoral em cotutela, ministraram aula sobre governança contratual e recursos genéticos. É um tema importante, relacionado à Convenção da Diversidade Biológica e seus protocolos, tanto no âmbito do Direito Internacional, como do Direito Europeu e também no Direito Francês.

A intensa participação dos alunos da disciplina em francês, também na aula do Curso de Especialização mantido pela Cogeae, juntamente com os alunos do curso, foi notável, e também engrandecida com as intervenções dos mestrandos Gabriel Marques Mostaço e Nancy Sampedro, orientando da profa. Clarissa.

Os eventos internacionais colocam a comunidade docente e discente da PUC-SP no cenário internacional e regional do Direito Ambiental, permitindo o intercâmbio de informações e experiências.

O vídeo com a entrevista completa do Prof. Julien Prieur, Profa. Ana Rachel e o Padre Contieri será divulgado em breve nas redes sociais do GPDS | PUC-SP. Link:https://www.facebook.com/direitoesustentabilidade/insights/?section=navOverview

Legendas:

Foto 1: Da esquerda para a direita: Prof. Julien, Padre Contieri, Profa. Clarissa, André Baccarin, Raquel Ribeiro, Giovanna dos Reis, Nancy Sampedro e Gabriel Mostaço

Foto 2: Profa. Ana Rachel, Profa. Clarissa e Prof. Julien

Foto 3: Da esquerda para a direita: Profa. Ana Rachel, Nancy Sampedro, Prof. Julien e Profa. Clarissa