Dom Carlos Lema Garcia ministra aula para alunos de Direito
Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade participou do encontro com estudantes da PUC-SP
O Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade, Dom Carlos Lema Garcia, ministrou nesta quarta-feira (23/10) uma aula para estudantes do 6º semestre do curso de Direito, com o tema, Princípios do Direito Natural e a Origem Católica da Universidade. O convite foi feito pelo prof. Christiano Jorge Santos, da disciplina de Direito Penal.
Dom Carlos contou algumas histórias sobre a fundação da PUC-SP e falou sobre a importância dos jovens acessarem textos sobre Direito Natural e aplicação das leis naturais. “Um grande professor que passou por aqui e que tem muita importância na história da PUC-SP chama-se José Pedro Galvão de Souza, caso ainda não conheçam este nome, procurem conhecer. Tudo o que eu disse hoje sobre Direito e leis naturais, ele é talvez a maior autoridade que temos neste tema. Sei que aqui há mestrandos que estudam textos dele. Acho importante pensar que antes de um Direito fugaz, temos que nos preocupar em conhecer os fundamentos de tudo isso. Vocês podem se matarem de estudar aqui, em cima do código, da lei, da constituição, daí, posteriormente, chega um juiz e julga a partir de sua própria cabeça, das próprias convicções. A final de contas, vale ou não a lei?", ponderou o religioso.
Ao fim da aula o Bispo Episcopal respondeu questões dos alunos e docentes presentes.
O que disseram os estudantes
"Assim como o Bispo, acho muito importante o resgate de alguns valores cristãos como amor e a prosperidade e, principalmente, incluirmos estes valores em nosso cotidiano na Universidade, para que possa, quem sabe, voltar a ser o que foi antes, ou seja, uma Instituição muito respeitada pela tradição cristã. Hoje percebe-se que isso se perdeu um pouco, portanto, retomar o estudo do Direito Natural e aplicação das leis naturais, pode ser um caminho para vermos nossa Universidade voltar a ter o destaque que já teve. Então foi bem importante ouvir alguém que tem conhecimento e respeito na cristandade, para reacender na PUC-SP o espírito cristão". Laura Pedro Mazzucchi - 6º semestre.
"Penso que a Faculdade de Direito é naturalmente muito racional, com o passar dos semestres acabamos por nos apegarmos muito no raciocínio lógico, temos, inclusive, um semestre de lógica. Assim ficamos muito apegados a este tipo de conteúdo. Quando, como hoje, temos a oportunidade de ter contato com um Bispo, trazendo algo mais sentimentalista, como é a religião, traz um alívio, um conforto para quem está sempre lendo a letra da lei, tendo contato com coisas que são resultados de processos racionais. Ouvir falar de Deus, de uma forma emotiva, trouxe-me uma sensação de calma, principalmente por que ele nos deu uma benção ao fim de sua aula. Ter conhecimento sobre Direito e leis naturais, para mim, é indispensável". Bruno Santos Farina de Andrade – 6º semestre
Após o encontro com os alunos, Dom Carlos Lema Garcia e o presidente da União Brasileira dos Juristas Católicos (Ubrajuc), Miguel Vidigal, foram recebidos na Direção da Faculdade pelo prof. Vidal Serrano Nunes Junior, diretor e futuro reitor da PUC-SP, pela profa. Carla Reis Longui, diretora da Faculdade de Ciências Sociais e futura vice-reitora, e por diversos docentes da Faculdade de Direito.