E-books gratuitos da Educ agora estão integrados ao sistema da Biblioteca

Material pode ser acessado para download no Repositório da PUC-SP

por Redação | 12/03/2024

A ampla disseminação do conhecimento produzido na Universidade avançou mais um importante passo: a coleção de e-books gratuitos da Educ agora está integrada ao sistema da Biblioteca e pode ser acessada para download no Repositório da PUC-SP (clique aqui).

“É um avanço, pois o material que antes só podia ser baixado pelo site da Educ, agora está integrado ao sistema que reúne todo o acervo bibliográfico da Universidade, ampliando ainda mais a possibilidade de acesso”, afirma o diretor da editora da PUC-SP, Thiago Pacheco.

Parceria fundamental

Pacheco ressalta a importância do trabalho feito conjunto, pela Educ e pela Biblioteca. “A equipe da editora, por meio do Waldir Alves, trabalhou de forma muito atenta e coordenada com o Pedro Maricato, coordenador de Bibliotecas, para viabilizar tecnicamente essa integração dos nossos e-books gratuitos ao Repositório PUC-SP”, afirma o diretor da Educ.

“Essa parceria entre os dois setores é fundamental e certamente facilitará a pesquisa no nosso acervo institucional por estudantes, pesquisadores e demais usuários”, destaca Pacheco.

Segundo Maricato, o projeto de publicação de e-books da Educ no Repositório refere-se a parte de um projeto mais abrangente. " Ele prevê o agrupamento, em uma mesma plataforma, da produção intelectual da PUC-SP, abrangendo conteúdos técnicos, acadêmicos e científicos, com contribuições docente e discente. O material vai de artigos publicados em periódicos, livros e capítulos a trabalhos apresentados em congressos e trabalhos acadêmicos, como teses, dissertações e monografias de conclusão de curso. Além da preservação da memória a longo prazo, a divulgação dessa produção contribui para a promover a visibilidade da instituição assim como facilitar o acesso aberto à ciência", ressalta o coordenador de Bibliotecas da PUC-SP.

Acervo e possibilidade de impressão

Atualmente, há 50 e-books gratuitos disponíveis. Além da versão virtual, o material também pode ser obtido impresso – neste caso, sob encomenda e com custo.

Para isso, basta acessar a página da obra no site da Educ (clique aqui) ou procurar diretamente em diferentes lojas virtuais comerciais.