Alunos de Jornalismo participam da 5ª matéria do “Universidade no ar”, da rádio CBN
Fundasp firmou parceria com a rádio para veicular reportagens de estudantes mensalmente...
Na última segunda-feira (30/10), o ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou os nomes de Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira para ocupar duas vagas na diretoria do Banco Central.
Picchetti, que é formado em Economia pela PUC-SP, vai ocupar a Diretoria de Assuntos Internacionais. Já Teixeira, que é professor do Departamento de Economia da Universidade, vai para a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta.
Para o prof. Julio Pires, chefe do Departamento de Economia da PUC-SP, as indicações legitimam o ensino plural da Universidade, que promove o desenvolvimento no estudante de espírito crítico e aumento da capacidade para compreender o funcionamento da economia em toda a sua complexidade. “A indicação de Paulo Picchetti e de Rodrigo Alves Teixeira ressaltam mais uma vez a qualidade do curso de Ciências Econômicas da PUC-SP. Reforçam também a relevância dele dentro do debate econômico nacional e a importância dos conteúdos apresentados aos alunos. Ambos os indicados têm carreira acadêmica e profissional de muito sucesso, e são destaque em suas áreas. A indicação do ministro da Fazenda é um reconhecimento público da qualidade acadêmica de cada um”.
O curso de Ciências Econômicas da PUC-SP possui um corpo docente altamente qualificado e é reconhecido por sua excelência - mais de 95% dos alunos que cursam os últimos semestres já atuam no mercado de trabalho. "A faculdade é uma referência nacional na área das ciências sociais aplicadas e se destaca pelo seu ensino de excelência e pela pluralidade de abordagens, proporcionando aos estudantes uma formação sólida e o desenvolvimento de uma visão crítica da realidade - fatores estes que lhes conferem a oportunidade de assumir o protagonismo no mercado de trabalho, tanto no setor público como no setor privado. Como um diferencial notável, tem-se a experiência acadêmica e a competência corporativa que caracterizam o seu corpo docente, traduzidas na implementação de atividades de ensino, pesquisa e gestão, voltadas à formação de profissionais com visão social ampla e global do cenário econômico”, explica a profa. Beth Boreli, diretoria da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais (FEA).
Prova disso são alguns ex-alunos de Economia da PUC-SP que ocupam lugar de destaque na área, tanto no setor público quanto no privado, como Andréa Ângelo Vaz Guimarães, André Perfeito, Guilherme Santos Mello, Gabriel Muricca Galípolo, entre outros.
Para o coordenador da graduação, prof. Flávio Saraiva, o curso valoriza e incentiva o debate dos grandes temas nacionais e internacionais. “A matriz curricular do curso de Economia da PUC-SP possui flexibilidade, valoriza as novas metodologias de ensino e incorpora a partir de 2024 as atividades extensionistas. Os alunos desenvolvem uma monografia individual, orientados por um professor que acompanha e apoia todas as etapas da pesquisa elaborada pelo estudante. Outro fator interessante, é que além da formação ampla o discente terá a possibilidade de desenvolver as habilidades interpessoais ou soft skills, que são trabalhadas nas disciplinas do curso”.
Saraiva destaca ainda a pesquisa e estrutura do campus. “A PUC-SP incentiva a produção de pesquisas e a qualificação de seu corpo docente, além de promover a iniciação científica junto aos estudantes. A estrutura do campus é voltada para a convivência acadêmica e a biblioteca e os laboratórios estão sempre atualizados.”.
Confira abaixo alguns ex-alunos de Economia da PUC-SP que ocupam lugar de destaque na área:
Andréa Ângelo Vaz Guimarães
Estrategista de inflação da Warren Rena, com carreira sólida de 11 anos no mercado financeiro. Com experiência em fundos multimercados de Assets e instituições bancárias, trabalhou em empresas de renome como Mauá Capital, Canvas Capital e Bradesco. Há sete anos é especialista em inflação. Andréa é graduada em Economia pela PUCSP desde 2010 e mestre em Economia na FGV -SP. Andréa também tem participado do debate econômico em grandes veículos de comunicação além de proferir palestras sobre economia.
André Perfeito
Formou-se em Economia pela PUC-SP, onde também realizou seu mestrado em Economia Política. O economista também possui especialização na área de econometria pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Ainda no campo acadêmico, André é conhecido por sua atuação como professor. Em 2010 ele lecionou, como docente convidado, no departamento de economia da PUC-SP e, em 2016, foi professor associado da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).
André foi como economista-chefe da Gradual Investimentos até 2018, quando passou a atuar como economista-chefe e sócio da NECTON.Acumulou prêmios pela precisão de suas previsões econômicas, entre eles o Top 3 de projeção de IPCA pelo Banco Central do Brasil, atingindo as primeiras colocações no terminal Bloomberg.
Perfeito também frequentemente é convidado para comentar sobre economia em veículos em imprensa como Folha de S.Paulo, Estado de São Paulo, Valor Econômico, entre outros.
Guilherme Santos Mello
Realizou a graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e o mestrado em Economia Política também pela PUC/SP. Em 2010 foi Professor do Departamento de Economia da PUC-SP. Posteriormente, fez o doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico do IE-Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e é professor do Instituto de Economia da Unicamp. Atualmente, é Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
Gabriel Muricca Galípolo
Formou-se em Ciências Econômicas pelo Departamento de Economia da PUC-SP e, em seguida, realizou o mestrado em Economia Política no Programa de Pós-Graduação da PUC-SP. Entre 2006 e 2012 foi Professor do Departamento de Economia da PUC-SP. Trabalhou como Chefe de Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos de SP (2007), Diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento de SP (2008) e Presidente do Banco Fator (2017 a 2021). Recentemente, no governo Lula, ocupou o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Fazenda e atualmente é Diretor de Política Monetária do Banco Central.
Processo Seletivo 2024
O curso de Ciências Econômicas da PUC-SP está com inscrições abertas até o dia 14/11/23 para o processo seletivo. Clique aqui e saiba mais.