"Educação nas Profissões da Saúde": mestrado profissional inovador e interdisciplinar
Inscrições estão abertas até o dia 22/1
Um mestrado profissional interdisciplinar, que acompanha o movimento das escolas médicas mais inovadoras. Assim é o Programa de Pós-Graduação em "Educação nas Profissões da Saúde", que está com inscrições abertas até 22/1 (clique aqui para saber mais).
O curso dá ênfase à formação humanística dos estudantes e pesquisadores, abrindo espaço para teorização, reflexão e ética. É voltado a graduados da área de saúde, ciências biológicas e outras afins.
Desde 2010, forma profissionais e docentes preparados para a prática inovadora do ensino baseado em métodos que estimulem a busca e integração dos conhecimentos, a prática profissional voltada para as necessidades da comunidade e a integração da universidade aos serviços de saúde, particularmente à atenção primária do Sistema Único de Saúde, responsável por 90% do cuidado e da proteção da saúde da população.
“Nosso curso tem uma proposta de formação inovadora, baseada na experimentação com bases científicas e nas premissas que sustentaram a recente mudança de paradigma dos cursos de graduação nas áreas da saúde. Elas dão ênfase à formação humanística dos estudantes e ao atendimento das demandas do sistema de saúde e da população que atendemos. Nesse sentido, a interdisciplinaridade e os métodos ativos de ensino-aprendizagem são elementos primordiais”, afirma o prof. Fernando Antonio de Almeida, que coordena o mestrado profissional em conjunto com a profa. Cibele Isaac Saad Rodrigues.
Estrutura curricular e linhas de pesquisa
O Programa se desenvolve dentro de uma única área de concentração, intitulada Desenvolvimento profissional e integração qualificada universidade e serviços para a educação nas profissões da saúde. Ela se desdobra em quatro linhas de pesquisa:
♦ Qualificação da integração universidade-serviços nas ações e programas em saúde
♦ Aprendizagem e avaliação na saúde
♦ Educação permanente em saúde
♦ Educação em saúde, ambiente e qualidade de vida
Ao todo, o Programa já titulou 192 mestres, profissionais de saúde de diferentes áreas, a maioria médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas. “Como forma de reforçar a pesquisa na instituição, mais de 90% dos trabalhos de conclusão são pesquisas originais dentro das linhas de pesquisa do programa e parte dos trabalhos de conclusão são produtos técnicos tecnológicos”, ressalta o coordenador.
Ex-alunos contam sua experiência
Nicoli Abrão Fasanella
Médica psiquiatra formada pela PUC-SP, onde também é profa. do Depto. de Saúde Coletiva. Cursa o doutorado multiprofissional em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis, com pesquisa sobre Saúde e Sustentabilidade (UFSCAR de Sorocaba), e, atualmente, realiza parte do curso na Memorial University (Canadá).
“Ao ingressar no mestrado profissional, em 2020, meu objetivo era aprimorar conhecimentos e técnicas para a minha carreira como docente. Foi uma experiência extremamente positiva, que me proporcionou não só atingir meu objetivo, mas conquistar diversos outros. Compartilhei, por exemplo, a pós-graduação com colegas de diversas áreas, pois trata-se de um curso multidisciplinar, o que enriqueceu muito a interação da turma, inclusive porque todas as professoras e professores foram muito dedicados, atualizados, e estavam sempre nos instigando a ter um grande desenvolvimento.
O mestrado profissional teve uma importância enorme na minha vida e na minha carreira. Pude me desenvolver como docente, usando cada vez mais tudo o que foi aprendido. Além disso, o curso me abriu portas para atuar como docente em faculdades e a ingressar no doutorado e fazer parte dele no Canadá. Essa experiência e esse caminho percorrido só foram possíveis graças ao mestrado iniciado em 2020. Se pudesse falar com os candidatos que pensam em se inscrever eu diria sem hesitar: Vale a pena!”
Ana Paula Andrade Piccini Gomes
Enfermeira formada pela PUC-SP (2011), Mestre em Educação nas Profissões da Saúde pela PUC-SP (2020-2022) e especialista em Gestão e Economia da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2023). Atuou por quase 11 anos como servidora pública e atualmente se dedica à pesquisa e docência. É ainda integrante e pesquisadora na Rede de Estudos Críticos sobre Extrema-direita, Neoconservadorismo e Neofascismo na América Latina. Iniciará doutorado pela UNIFESP no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (PPGICS) agora em 2024.
“O mestrado da PUC-SP foi um grande divisor de águas na minha vida acadêmica e profissional. Foi dentro do programa de mestrado que encontrei uma nova paixão dentro da saúde: a educação. Todo o corpo docente é incrível, altamente capacitado e presente durante a trajetória do curso. O mestrado profissional ampliou meus contatos profissionais e acadêmicos e possibilitou essa nova guinada na minha vida. Sou eternamente grata e feliz por ter escolhido a PUC-SP”.
Mauro Esteves Hernandes
Graduado em Medicina pela FAMERP (1993), realizou as Especialidades “Clinica Médica” (FAMERP), “Cardiologia” (FAMERP) e “Coronariopatias” (FMUSP-SP). Mestre em Educação nas Profissões da Saúde (PUC-SP 2015/2018).
“A escolha pelo mestrado da PUC-SP se deu através de informações obtidas junto a vários colegas renomados. Na época, eu respondia pela coordenação do Curso de Medicina da UNIFEV (Centro Universitário de Votuporanga) e tinha como coordenadora Adjunta, a profa. Marlene Moraes Rosa Chinelato. A implantação do curso deu-se no ano de 2012 pautado nas Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem. Médicos com ampla experiência profissional foram contratados, entretanto, a maioria havia sido formada pelo ‘método tradicional’. Fez-se necessária, então, uma qualificação docente que suprisse as demandas, na qual me incluía. Como coordenador, ter vários docentes médicos nesta pós-graduação, foi um facilitador no alinhamento e desenvolvimento do curso.
Nossa experiência foi muito exitosa, com aproximação entre os colegas, compartilhamento de informações e conhecimentos neste processo de educação inovadora. A abordagem teórico-prática e a proximidade com os docentes corroboraram para amplo aproveitamento. O mestrado fez toda a diferença na minha vida profissional como médico assistencial e docente e tenho essa percepção em vários colegas”.
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