Enade 2018: Graduação da PUC-SP melhora na avaliação

Estudantes da Universidade foram bem avaliados nas provas de conhecimento geral e específico

por Redação | 13/11/2019

A prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é aplicada para alunos de todas as instituições de ensino superior brasileiras pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação.

Trata-se de um indicador importante, pois permite que se tenha um retrato dos cursos superiores do país e, como boa parte da nota final da avaliação dos cursos depende da prova que os estudantes fazem, o resultado traduz com boa precisão a qualidade dos cursos.

No caso da PUC-SP, em geral os estudantes têm um bom desempenho. Dados
divulgados recentemente se referem à avaliação de 2018 e evidenciam que vários cursos de graduação tiveram as notas aumentadas no último Enade.

Os cursos de Administração (Monte Alegre) e de Direito atingiram a nota 4, o de Publicidade e Propaganda obteve maior nota em 2018 do que em 2015, último ano de avaliação dos cursos. Ciências Contábeis, Jornalismo, Psicologia e Relações Internacionais mantiveram em 2018 a nota 4 já recebida na avaliação de 2015.

Após o recebimento dos resultados, a PUC-SP sempre faz uma comparação entre as notas médias obtidas pela Instituição e as médias calculadas a partir dos desempenhos de outras instituições do Estado de São Paulo, da região Sudeste e do Brasil. “É importante nos situarmos em relação às demais instituições de ensino, além de identificarmos aspectos de melhoria em nossas formações”, pondera Alexandra Geraldini, pró-reitora de Graduação.

Bom desempenho no Enade é recorrente nos cursos da PUC-SP

Analisando os dados do Enade relativos aos anos de 2016, 2017 e 2018, observa-se que a PUC-SP vem se destacando e, para a maioria dos cursos avaliados, obtendo nas provas notas médias superiores às médias nacionais.

Na prova de formação geral, que avalia os conhecimentos gerais e amplos, a PUC-SP, na maioria dos casos, está acima das outras instituições. Há cursos cujas médias estão mais de dez pontos acima das médias nacionais. São eles: Direito, Enfermagem, Fonoaudiologia e Psicologia. Já os seguintes cursos se destacam por notas médias que estão entre cinco e dez pontos acima das médias nacionais: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Jornalismo.

No quesito conhecimento específico, os cursos da PUC-SP também são muito bem avaliados. Psicologia se destaca por ter nota média mais de dez pontos acima da média nacional. Já Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, História (Licenciatura), Pedagogia e Serviço Social têm notas médias entre cinco e dez pontos acima das médias nacionais.

A professora Mônica de Carvalho, Coordenadora da Comissão Própria de
Avaliação (CPA), da PUC-SP, destaca os quesitos bem avaliados dos nossos cursos. “Uma marca significativa da PUC-SP é que a especialidade profissional dos nossos alunos não está descolada de uma reflexão crítica e ativa em relação à sociedade”, afirma.

“O resultado do Enade revela o trabalho constante da Universidade para manutenção de sua consistência acadêmica, articulada à intervenção social, marcas tão características da PUC-SP”, ressalta a professora Alexandra Geraldini.

Os dados de empregabilidade do Enade também revelam que nossos alunos são bons profissionais, que têm atitude reflexiva em relação a questões contundentes do mundo contemporâneo. Eles possuem a habilidade hoje requerida dos profissionais inclusive, em decorrência dos avanços das tecnologias, que passam a realizar muitas atividades consideradas mais mecânicas, rotineiras, deixando as que exigem níveis de reflexão aos humanos.

A professora Mônica de Carvalho destaca algumas características dos estudantes que passam pela Universidade. “Eles têm uma grande capacidade de diagnosticar a realidade, entender o que está acontecendo, entender como os grupos se posicionam diante de uma determinada situação, e se posicionam diante disso propondo
soluções. Nós temos esse papel de formar um bom profissional, que é aquele que consegue saber como sua profissão está inserida na sociedade em vez de apenas agir de maneira técnica”.

Um dos fatores para o bom desempenho no Enade deve-se também ao corpo
docente da Instituição que, além de engajado, é extremamente qualificado: a grande
maioria dos professores é mestre ou doutor. A PUC-SP tem investido na implementação de sua política de pesquisa, fornecendo subsídios aos docentes para desenvolvimento de seus projetos, por exemplo, com apoio financeiro do Plano de Incentivo à Pesquisa (PIPeq).