Engenharia em alta

Queridinho entre os vestibulandos, curso de Engenharia é uma das apostas da PUC-SP

por Mara Fagundes | 21/06/2017

Com áreas de atuação cada vez mais amplas e uma demanda de mercado bastante alta, a Engenharia parece não querer sair do “top five” das carreiras. Uma pesquisa recente divulgada pela Educa Insigths, consultoria especializada em Educação, que ouviu mil e duzentas pessoas em São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre, revela que o curso, um dos mais tradicionais do ensino superior, é o segundo mais escolhido por adolescentes que pretendem prestar vestibular neste ano, atrás apenas de Direito. A preferência é confirmada por um outro levantamento, da ONG Parceiros da Educação, que ouviu 1682 alunos de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas estaduais de São Paulo. O estudo revela que a profissão é a mais escolhida entre os participantes.

De olho nesta tendência, a PUC-SP, que já oferecia graduação em Engenharia Biomédica, Civil, Eletrônica e de Produção, lançou no fim do ano passado o curso de Engenharia Mecânica, baseado na aprendizagem por projetos, uma metodologia que favorece a construção do conhecimento de forma contextualizada, voltada à solução de problemas reais. Em outras palavras, articula teoria e prática, tendo em vista a aplicação do conhecimento.

Além de um leque diversificado de opções, a Universidade propõe uma matriz curricular integrada, com um ciclo comum de conteúdos (com exceção de Biomédica). Este formato promove a interdisciplinaridade e a convivência dos estudantes, estabelecendo um diálogo entre as diversas engenharias.

Segundo o diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, professor Daniel Gatti, a PUC-SP investe em criação e consolidação dos cursos, utilizando metodologias ativas de aprendizagem, em ambientes que favorecem a formação. "As turmas são divididas em poucos alunos, toda a parte experimental é realizada em laboratórios específicos e o professor consegue dar mais atenção a cada um, com um incentivo para a iniciação científica e tecnológica", explica.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Alexandra Geraldini, os ingressantes recebem uma sólida formação na área específica, articulada a uma consistente formação humanista, sem perder de vista as exigências do mercado de trabalho. "A Universidade vive uma boa fase marcada pela ampliação do fomento à pesquisa, atualização e lançamento de cursos, além de investimentos em infraestrutura. Aliás, o estímulo à pesquisa e a formação para a cidadania são diferenciais relevantes de nossa instituição", ressalta.

Os cursos de Engenharia Civil, Mecânica e de Produção estão com inscrições abertas no Vestibular de Inverno 2017, até o dia 5/6. Os interessados devem acessar o site www.pucsp.br/vestibular.

Para o professor Daniel Gatti, o ambiente que o estudante encontra ao entrar na PUC-SP é outro fator bastante positivo. "Aqui temos uma vida acadêmica e social muito intensa, com acesso direto aos professores, para que discutam e pensem a sociedade, além de ser uma Universidade parceira de diversas instituições internacionais, o que faz com que nossos alunos também sejam reconhecidos em outros países".

Quer saber mais sobre os cursos de Engenharia da PUC-SP? Confira a matéria produzida pela TV PUC: