Equipe da PUC-SP entre as melhores do mundo para competições de arbitragem e comércio internacional

Estudantes e professores participaram de duas competições remotas, em março

por Redação | 05/04/2021

Em março, a equipe da PUC-SP consagrou-se como uma das melhores equipes do mundo nas competições de arbitragem e comércio internacional Willem C. Vis East Moot e Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot (Vis Moot), que aconteceram remotamente.

Representada pelos oradores Caio Henrique de Campos Ramos e Eduarda Vieitas Soares da Silva, a equipe chegou à semifinal da competição Willem C. Vis East Moot, melhor resultado alcançado entre os times da América Latina na competição de 2021.

Já na Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot (Vis Moot), a PUC-SP foi representada pelas oradoras Rafaella Ayub Veiga e Stephanie Chu Thompsom e ficou entre as 64 melhores da competição, no total de 387 equipes participantes. Stephanie Chu Thompsom ainda recebeu o prêmio Martin Domke for Best Oralist (Honorable Mention).

A PUC-SP também se destacou nas competições preparatórias em que participou (CAM-CCBC SP Pre-Moot, CAM-CCBC Hanseatic Pre-Moot,VII Souto Corre-Pre Moot, IX Rio Pre-Moot, White & Case Vis Pre Moot, Arbitration Place Invitational Vis Pre-Moot e PCA Buenos Aires Vis Pre-Moot). Chegou na final do VII Souto Corre-Pre Moot e nas quartas de final do CAM-CCBC SP Pre-Moot e do IX Rio Pre-Moot.

Além disso, a aluna Rafaella Ayub Veiga ganhou o prêmio de melhor oradora na 2ª edição do Pre-Moot de Buenos Aires, da Corte Permanente de Arbitragem, um órgão vinculado à ONU, e a aluna Stephanie Chu Thompson ganhou o prêmio de segunda melhor oradora no IX Rio Pre-Moot.

Participaram da atividade os professores e pós-graduandos: Cláudio Finkelstein, Napoleão Casado Filho, Eduardo Ono Terashima, Marcelo Ricardo Escobar, Luísa Quintão, Camila Simão, Thiago Zanelato, Thomas Law, Lina Santiago Bahia, Luisa Calado Almendra e Fernanda Dal Fabbro.

A equipe de alunos da graduação (mooties) era dividida por:

Fase oral: Caio Henrique de Campos Ramos, Eduarda Vieitas Soares, Rafaella Ayub Veiga, Stephanie Chu Thompson, Beatriz Martinelli Siviero, Nathalia Patrizzi e Rebeca Franzoni.

Fase escrita: Anna Cataldi Vicente, Areta Bonifácio De Abreu, Beatriz Martinelli Siviero, Bruno Oliveira De Araújo , Caio Ramos, Eduarda Vieitas, Fernanda Araujo, Juliana Jordão Baier, Lorena Pereira, Maria Beatriz Bolini, Nathalia Patrizzi, Oscar Thompson, Pedro Guimarães, Rafaella Ayub Veiga, Rafaella Loewe, Rebeca Franzoni, Sofia Andrioli, Stephanie Thompson.

“A equipe da PUC-SP agradece aos seus patrocinadores do último ano. O excelente resultado não seria possível sem o apoio de instituições que acreditam nas competições acadêmicas como importantes ferramenta na formação dos alunos de Direito: Thomas Law, Ibrachina, Simonaggio Certeza Técnica, Pinheiro Neto Advogados, CAM-CCBC Centro de Arbitragem e Mediação, Warde Advogados, Reis, Souza, Takeishi & Arsuffi Advogados, Costa Tavares Paes Advogados, SSPI - Sociedade São Paulo de Investimentos, Toledo Advogados, Arruda Alvim e Thereza Alvim | Advocacia e Consultoria Jurídica, Thomaz Bastos, Waisberg, Kurzweil Advogados, Demarest Advogados, Barbosa, Mussnich e Aragao Advogados e Duarte & Garrido Advogados Associados”, afirmam os integrantes.