PUC-SP sedia encontro de reitores de universidades comunitárias promovido pela ABRUC
A reitora Maria Amalia Andery recebeu o prêmio Mérito Educação Comunitária pela sua...
Área está localizada na região Norte da capital paulista (Perus)
Texto de Marilene Gerônimo da Silva Maciel, assistente social do Escritório Modelo "Dom Paulo Evaristo Arns"
No último dia 8/2, o Escritório Modelo "Dom Paulo Evaristo Arns" (Fac. de Direito), promoveu na comunidade Recanto dos Humildes – localizada na região Norte da capital paulista (Perus) – a Oficina de Educação Popular, oportunizando a democratização à Universidade como resposta à solicitação dos jovens da comunidade. Como alternativa de viabilizar este direito, realizou-se uma articulação de rede protetiva socioassistencial no território, junto ao Cursinho Popular Emancipa Queixadas, instituição que acredita na educação como ferramenta revolucionária e emancipatória, o qual, possui uma unidade locada no CEU EMEF Perus, coordenado por Lehi Senna Ferreira e Monica Ferreira Costa.
A atividade fomentada pela Coordenação da Área de Projetos Sociais e equipe de Serviço Social contou com a participação da assistente Social Marilene Geronimo e respectivas estagiárias da área com apoio da Paróquia Santíssima Trindade, situada no Recanto dos Humildes. Estiveram presentes também os jovens moradores do bairro, padres Mark Brendan Foley e José Miguel Portilho, o seminarista Mateus Broeren e a liderança comunitária Janete Jopetipe.
Tendo em vista que a moradia é a porta de entrada para todos os direitos sociais, as atividades propostas conjuntamente com a população atendida pela Área de Projetos Sociais vão ao encontro do compromisso institucional em buscar respostas embasadas nos direitos humanos e em prol da dignidade humana.