Escritório Modelo promove Oficina de Integração Multiprofissional e Interdisciplinar

por Redação | 25/08/2022

Texto elaborado pelas(os) estagiárias(os) Escritório Modelo “Dom Paulo Evaristo Arns”, das áreas de Serviço Social, Psicologia e Direito, com supervisão da Equipe Técnica do Escritório Modelo, representados pela assistente social, Silvanice Bispo da Silva, pela psicóloga Natasha Maués e pelo supervisor jurídico Victor Serino

 

"A Oficina de Integração Multiprofissional e Interdisciplinar foi realizada em dois momentos, ocorridos nos dias 12 e 19/8, das 13h30 às 15h30, na PUC-SP, promovida pela Equipe Psicossocial e a Equipe Jurídica do Escritório Modelo “Dom Paulo Evaristo Arns”, tendo o intuito de promover uma integração entre as equipes, e um aprofundamento na compreensão das funções de cada uma delas no contexto sociojurídico e do serviço.

A oficina teve um formato expositivo-dialogado, em roda de conversa. A atividade foi conduzida pela assistente social Silvanice Bispo da Silva e a psicóloga Natasha Maués, havendo uma apresentação e discussão com as advogadas (Dra. Indianara Maturi; Dra. Raissa Londero) e o supervisor jurídico (Dr. Victor Serino) do Escritório Modelo, estagiários(as) da Equipe Jurídica e estagiários(as) da Equipe Psicossocial.

A oficina envolveu uma apresentação acerca do papel da categoria profissional do Serviço Social e da Psicologia como campos de conhecimento e atuação no âmbito sociojurídico, envolvendo uma caracterização das bases conceituais e éticas dessas profissões, bem como das suas principais demandas práticas. A partir disso, houve uma discussão reflexiva e crítica sobre o papel da equipe interdisciplinar no Escritório Modelo, bem como as funções da Equipe Psicossocial. Além destes temas, realizou-se discussões acerca dos modelos de atuação Multidisciplinar e Interdisciplinar, e tratou-se da importância da realização de um trabalho integrado, envolvendo a contribuição dos diferentes campos de conhecimento presentes no Escritório Modelo, a fim de oferecer uma visão mais ampla e integrada dos atendidos na instituição, e assim, uma melhor compreensão das diversas dimensões biopsicossociais e demandas diante da complexidade de vida e garantia de direito dos usuários.

A Oficina de Integração Multiprofissional e Interdisciplinar promoveu reflexões e aproximações importantes entre as equipes Psicossocial e Jurídica, proporcionando maior integração e diálogos abertos perante a atuação do Escritório Modelo no atendimento à população. Ademais, diante da perspectiva geral do desenvolvimento da proposta da Oficina, conseguimos articular as diversas possibilidades que o espaço sócio-ocupacional proporciona, tais como: executar atividades que interligam a teoria e prática; enriquecer o conhecimento acerca da atuação profissional; debater acerca do trabalho com outras equipes e principalmente incentivar os diálogos horizontais entre os estagiários e as equipes técnicas, considerando o lugar de construção profissional. Com isso, nota-se o quanto a supervisão de estágio nos auxilia na construção de nossa identidade perante a profissão e ao autoconhecimento."

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.