Estudantes de Psicologia lançam livro de contos infantis

Obra é um dos resultados da disciplina "Psicologia do Desenvolvimento II"

por Redação | 01/12/2022

Os estudantes de Psicologia do Desenvolvimento II tiveram seus trabalhos expostos no campus Monte Alegre, entre os dias 23 e 25/11. A mostra é fruto da experiência prática da disciplina, uma forma de integração teórico-prática. Os alunos elaboraram em grupos uma proposta relacionada à promoção do desenvolvimento da saúde de crianças entre 4 e 9 anos, com base nos tópicos discutidos ao longo do semestre na disciplina.

Cada grupo realizou inicialmente uma visita com a realização de observação e atividades com crianças, e/ou visitas a instituições, ou escolha de casos específicos de filmes/séries. Em um segundo momento, fizeram análises dessas observações e informações obtidas, para então identificar uma demanda e propor uma intervenção. Essas intervenções resultaram em projetos, como os apresentados nos pôsteres através dos QR Codes (cartilhas, oficinas, brinquedos, etc)

Entre os trabalhos realizados, está o Livro de Contos, coordenado pelo prof. Nelson D’Angelo Ribeiro e escrito por seus alunos das turmas A, B, C, D e E.

A obra é repleta de seres mágicos, animais, florestas, crianças, alegrias, tristezas, medo e coragem. Mais de 400 páginas guardam histórias e ilustrações criadas pelos estudantes.

O livro ganhou uma edição impressa, mas também pode ser acessado pelo QRCode que acompanha esta reportagem. “Ofereci estratégias aos estudantes para construírem histórias voltadas a crianças, a partir da experiência vivida em sala de aula. Os textos estão todos reunidos na obra”, conta Ribeiro.

“É muito bom poder compartilhar o resultado dos trabalhos dos estudantes com toda a comunidade”, ressalta Ribeiro.

Maria Luíza Vasconcellos Barbosa, da turma C, autora de A história de Tião, dedicou seu conto à avó Lizete. “Essa história é baseada no meu cachorro rosa favorito e em fatos reais, porque como vovó me disse, contando ela eu conto um pouco de mim também”, afirma a estudante. “Com todo o carinho e cuidado que você me contou essa história inúmeras vezes antes de dormir, de mãos dadas na cama, a deixo registrada aqui”, escreveu Maria Luíza.

Ao final do semestre, o prof. Nelson pede que os estudantes avaliem anonimamente o semestre e a experiência de produzir o livro. “Foi desafiador. Montar um universo novo, livre e criativo é muito difícil quando se vive em um mundo concreto que demanda o tempo todo racionalidade, pensamento lógico e regras à risca. Voltar para um mundo simbólico, emocional e introspectivo de certa forma me fez ter que resgatar uma infância que até então parecia perdida/esquecida. Escrever a história teve grande importância no processo de perceber como aquilo envolve um valor e uma inteligência que só uma criança (desde pequena até a ‘criança idosa’) pode ter”, afirmou um dos estudantes.

Acesse o livro de contos mirando a câmera de seu celular para o QRCode a seguir: