Estudantes do Prouni são recebidos na PUC-SP

Evento de recepção foi realizado no campus Monte Alegre, em 25/3

por Redação | 08/04/2022

“O Prouni é, talvez, o mais importante que a nossa Universidade tem, no que diz respeito à mobilidade e à inserção social. A PUC-SP ganhou enormemente nessa década em qualidade, experiência, maturidade e sensibilidade em relação ao que é o Brasil e ao papel que a universidade brasileira deve prestar à sociedade”. Com essas palavras a reitora Maria Amalia Andery deu as boas-vindas aos bolsistas de 2022 do programa.

O evento aconteceu no dia 25/3, nos períodos matutino e noturno, no campus Monte Alegre, e também contou com a presença da pró-reitora de Cultura e Relações Comunitárias, profa. Mônica de Melo; do representante da Pró-Reitoria de Graduação, prof. Gabriel Loureiro de Lima; do supervisor do Setor de Administração de Bolsas de Estudo (SABE), Maurício Carlos Barboza de Melo; do coordenador do Setor de Atendimento Comunitário (PAC), Silvio Luiz de Souza Porto, e de estudantes do coletivo “Da Ponte Pra Cá” e do CA 22 de Agosto.
A profa. Mônica falou sobre uma possível apreensão dos estudantes pelo fato de estarem ingressando num momento em que os cursos já estão em andamento, colocando-se à disposição, junto aos demais setores da Instituição, para ajudar a superar as dificuldades dos recém-chegados e integrá-los completamente à Universidade.

“Apesar do ingresso um pouco tardio, nós da Pró-Reitoria de Graduação faremos todos os esforços para que as coordenações de cursos os apoiem na recuperação dos conteúdos já trabalhados”, garantiu o profo. Gabriel.

Maurício Melo falou sobre as atribuições da SABE, no sentido de auxiliar os bolsistas em suas jornadas dentro da Universidade para que elas possam ser satisfatórias e completas.

A aluna Daniela, do 7º semestre de Jornalismo, pertencente ao coletivo “Da Ponte Pra cá”, fez menção à música dos Racionais MC’S, que inspirou o nome do coletivo, já que de seu ponto de vista a obra fala muito de como será a trajetória dos que estão ingressando como bolsistas. A futura jornalista ressaltou que o principal objetivo do coletivo é discutir e desenvolver políticas de permanência dos estudantes até a conclusão do curso.

A estudante Milena Costa, coordenadora do C.A. 22 de Agosto, saudou os bolsistas e colocou a estrutura do CA de Direito à disposição para auxiliar nas pautas que dizem respeito à permanência acadêmica e às ações expansionistas de acesso à Universidade.

O vídeo foi disponibilizado aos novos bolsisitas, de todos os campi da PUC-SP, e será enviado aos demais estudantes do Prouni ingressantes neste semestre.