Evento online marca inauguração da Biblioteca indígena na PUC-SP

Um dos objetivos é aproximar a produção bibliográfica contemporânea da temática indígena

por Cláudio Oliveira | 20/04/2022

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias e o Programa Pindorama realizaram em 19/04 evento online de lançamento da Biblioteca Indígena da PUC-SP.

O encontro contou com a mediações do prof. Álvaro Gonzaga (Pró-CRC) e de Amanda Pankararu, assistente social, ativista e graduada pela PUC-SP, e da coordenação ampliada do Programa Pindorama.

A pró-reitora Mônica de Melo abriu o evento lembrando a importância de se constituir um processo, no Brasil e na América Latina, de decolonialidade, no qual a universidade nos leve a repensar a produção científica, que é eurocentrada, e requer de nós ações para dar visibilidade a autores e autoras indígenas. Ela também fez referência ao processo de organização de bibliotecas temáticas, iniciando com o lançamento da Biblioteca Negra, em maio de 2021.  

Também colaboraram com a celebração o profº Pedro Aguerre, assistente da Pró-CRC; a professora Lúcia Helena Vitalli Rangel, da PUC-SP; Daniela Reis, coordenadora do Programa Pindorama da PUC-SP; Alexsandro Cosmo de Mesquita Potiguara, Aparecida Ana Silva Ramos Oliveira – Pankararu, ex-aluna da PUC-SP; Emerson de Oliveira Souza Guarani Nhandeva, ex-aluno da PUC-SP; Paulo Sérgio da Silva Guarani Mbya, aluno da PUC-SP; Robson Bruno de Araújo dos Santos – Pankararu, aluno da PUC-SP; Josemar Gomes de Lima Potiguara, ex-aluno da PUC-SP, além de Benedito Prezia, pesquisador da História Indígena e um dos idealizadores do Projeto Pindorama.

Neste momento a Biblioteca Indígena possui 178 títulos (203 exemplares), disponibilizados no acervo do campus Monte Alegre, e pode ser consultada através do catálogo da Biblioteca, buscando-se por um tema relacionado e filtrando pela coleção “Biblioteca Indígena”, ou acessando diretamente este link  para conhecer a lista completa das obras que compõem a coleção atualmente. A Biblioteca Indígena pode ser utilizada normalmente nos demais campi da Universidade, pelo serviço de solicitação de empréstimo (malote). 

Assista o evento na integra: 

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.