FCMS realiza o "II Simpósio Extensões em Saúde Pública"

por Redação | 09/12/2024
SZS Comunicação

O II Simpósio Extensões em Saúde Pública, realizado em 5/12, reuniu centenas de estudantes de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP. Durante nove horas, o anfiteatro Maracanã foi palco de palestras e apresentações de projetos desenvolvidos pelos alunos na área da saúde pública.

“Nossos alunos e professores apresentaram os resultados de um intenso trabalho junto às comunidades de Sorocaba e Votorantim", destacou o diretor-adjunto da FCMS, professor-doutor Ulisses Del Nero, ao lado do diretor da instituição, professor-doutor Godofredo Campos Borges.

“Este segundo simpósio focou, especialmente, nos projetos de extensão, que se tornaram obrigatórios por determinação do MEC”, explicou a professora Lídia Hun, coordenadora da Prática em Atenção à Saúde (PAS) 2 e 3 do curso de Medicina. Segundo a docente, todos os trabalhos passaram por avaliação na plataforma, realizada por dois examinadores, e os dois projetos mais bem pontuados foram selecionados para apresentação no período da tarde.

“Além do valor acadêmico, estas apresentações preparam os estudantes para futuros congressos e eventos científicos”, ressaltou, destacando o papel do simpósio na formação profissional dos alunos.

A programação teve início com três palestras que antecederam a apresentação dos trabalhos. O professor-doutor José Paulo Florenzano abordou o tema "Vulnerabilidades"; seguido pela professora-doutora Daniela Miori Pascon, que discutiu "Enfrentando vulnerabilidades e os ODS". A professora-doutora Vanessa Sperandio, diretamente dos Estados Unidos, encerrou o ciclo de palestras com "Pesquisa, uma possibilidade que pode virar realidade”.

Ao apresentar-se, o professor-doutor José Paulo utilizou como ponto de partida o surgimento da aids nos anos 80 e a forma pela qual o governo americano lidou com a situação. “Espero abordar esse tema [vulnerabilidades] de uma maneira que consiga, de alguma forma, mostrar o potencial desse conceito e o valor heurístico que ele possui. Quando falamos que um conceito possui valor heurístico, estamos dizendo qual é a capacidade dele de iluminar aspectos da realidade que nós não enxergamos. Esse é o desafio: tentar mostrar para vocês, da Medicina, a força dessa ideia de vulnerabilidade.”

Já a professora-doutora Daniela, que falou na sequência, optou por levantar uma série de provocações aos alunos com o objetivo de fazê-los pensarem como profissionais de saúde. De acordo com ela, promover o cuidado de forma qualificada, segura e ética é bastante complexo. “Assim como qualquer política pública ou qualquer direcionamento mundial e global, tem nuances muito particulares, até mesmo do ponto de vista geográfico”, pontuou.

Por sua vez, a professora-doutora Vanessa encerrou o ciclo de palestras com uma apresentação online sobre o universo da pesquisa científica e seus mecanismos de financiamento. Ela compartilhou sua trajetória: “Durante meu mestrado e doutorado, sempre contei com financiamento no Brasil. Hoje, nos Estados Unidos, desenvolvo projetos com recursos do National Institutes of Health (NIH)”, revelou, comparando os sistemas de fomento à pesquisa nas duas nações.

Em sua análise, ela destacou uma diferença fundamental: nos Estados Unidos, grande parte dos recursos é redistribuída. “Metade do meu salário é destinada aos alunos, colaboradores e manutenção do laboratório”, explicou. “Isso gera um ambiente de intensa produção científica, com todos constantemente envolvidos em múltiplos projetos.”

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