Festival de Cinema de Gramado: alunas concorrem com documentários

As estudantes de jornalismo Mariana Lambert e Marília Maaz estão concorrendo na categoria “Mostra de filmes Universitários

por Redação | 23/08/2019

Dois trabalhos de estudantes de jornalismo da PUC-SP estarão concorrendo na categoria “Mostra de filmes Universitários (módulo I), no 47º Festival de Cinema de Gramado, que aconteceu entre os dias 16 e 24 de agosto, na Cidade de Gramado(RS). Os filmes são frutos de TCCs e foram realizados sob a orientação do professor Júlio Wainer (Depto. de Jornalismo).
Mariana Lambert entrou na disputa com o Doc. “A Primeira Vista”, no qual trata do drama vivido por seu amigo Nicolas, que foi acometido por uma doença rara que ataca sua visão e com a qual terá que conviver por toda a vida. A estudante registra situações cotidianas e momentos reflexivos, nos quais ele busca uma forma de se relacionar com o mundo que vê desaparecer diante de si. “Eu comecei esse filme sem conseguir imaginar como iria acabar, o que aconteceria seis meses depois. Mas confesso que tentei direcionar, para onde eu queria e o fim veio se desenhando espontaneamente. Para mim, isso foi fazer um documentário: dar espaço para que ele contasse a história exatamente do jeito que tinha que ser”, relata Mariana.
Em “Jogue como uma garota” Marília Maaz direciona suas lentes para garotas que relatam suas experiências como jogadoras e participantes do universo dos games, um mundo que já foi dominado pelo sexo masculino. A estudante capta as angústias comuns à maioria delas, além de reunir relatos nos quais os garotos surgem no papel de opressores, com posturas preconceituosas e hegemônicas. Algumas jogadoras falam ainda sobre os pedidos recorrentes por parte deles para que elas mostrarem seus corpos.
Marília, que também joga games, diz estar acostumada a lidar com atitudes machistas: “É algo enraizado na nossa sociedade. Desde muito novas ouvimos absurdos sobre ser mulher e frases sexistas. Não acredito que sofrer machismo ajude em nosso amadurecimento, entretendo, manter-se forte em meio às críticas e a desaprovação sim”, conclui.