Fundação São Paulo lança Núcleo de Humanidades para Ciência e Tecnologia

Projeto tem a proposta de desenvolver pesquisas, cursos, eventos e publicações acadêmicas sobre variados assuntos

por Redação | 13/03/2024

A Fundação São Paulo acaba de lançar o projeto Lumen - Núcleo de Humanidades para Ciência e Tecnologia. O núcleo tem como objetivo desenvolver pesquisas, cursos, eventos e publicações com temas correlatos a revolução digital, mudanças climáticas, avanços da genética e outros. 

O projeto conta com a coordenação do prof. José Luíz Goldfarb, vice-coordenação da profa. Ana Maria Alfonso-Goldfarb, assessoria de ensino e extensão da profa. Maria Helena Roxo Beltran e assessoria de transculturalidade científica da profa. Marcia Helena Mendes Ferraz. 

O programa também contará com pesquisadores renomados que acompanharão as ações, além de oferecerem palestras, cursos, conferências dentro de suas linhas de especialidade.

Conteúdos do Lumen

♦ Humanidades médicas: estudos críticos que vão desde a última grande pandemia e seus problemas, passando pela crescente medicalização da sociedade e a engenharia genética, até as questões do envelhecimento populacional, e a perspectiva da geração centenária.

♦ Humanidades tecnológicas: estudos críticos que vão desde a automação generalizada de atividades humanas, cujo grande salto no presente inclui atividades inteligentes até então desenvolvida pela mente humana; por outro lado as chamadas humanidades digitais proporcionaram uma rede de conhecimento unindo o humano e o tecnológico ao redor do mundo (i.e. nossa biblioteca digital CESIMA, que será incorporada ao Lumen). 

♦ Humanidades ambientais: estudos críticos que vão desde as mudanças climáticas passando por questões de poluição, devastação de florestas, até o deslocamento e aniquilação de povos originários, e, por outro lado, à preservação e sustentabilidade do meio ambiente.

Primeiro evento

A primeira mesa redonda do projeto acontece no dia 21/3, às 10h, no auditório 100 (1º andar do Prédio Novo). O centro da discurssão será Inteligência Artificial: usos e abusos e contará com a presença do prof. Marcelo Graglia (TIDD), Eduardo Acquarone, Eliseo Reategui, com mediação do prof. José Luíz Goldfarb.

A inscrição é gratuita e obrigatória, clique aqui. 


Saiba mais sobre o Lumen no Instagram.

Clique aqui.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.