Gestores refletem sobre produção cientifica, divulgação e impacto

Evento foi organizado pela Reitoria

por Redação | 19/11/2019

Gestores e professores de diversas áreas do conhecimento da PUC-SP participaram na manhã desta terça-feira (19/11) do evento Produção cientifica, divulgação e impacto, realizado no campus Monte Alegre. A reitora Maria Amalia Andery fez a abertura oficial do debate.

“Eventos como esse são fundamentais para nossa pós-graduação, nossa produção de pesquisa, nossa vida acadêmica. Precisamos abrir os olhos, entender o que está acontecendo no mundo e no Brasil, em termos de produção, divulgação e políticas para o desenvolvimento científico. Os palestrantes e os moderadores de hoje são autoridades nessas áreas e nos trazem, com seus comentários e posições, a possibilidade de refletir e dar passos necessários para que a PUC-SP se destaque ainda mais no campo da produção científica, tecnológica e de políticas públicas para o desenvolvimento do conhecimento científico no Brasil”, afirmou a profa. Maria Amalia.

Organizado pela Reitoria, o encontro teve como objetivo discutir as perspectivas atuais da produção científica, suas formas de divulgação e seu impacto, buscando informar e refletir sobre critérios de avaliação da produção científica em revistas especializadas, bases de divulgação da produção e métricas de verificação de impacto.

O primeiro painel abordou o tema Divulgação da Produção Científica, com Glaucius Oliva e Lilian Nassi Calò. Oliva foi presidente do CNPq de 2011 a 2015, é professor no Instituto de Física da USP São Carlos e diretor do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar). Lilian é química pelo Instituto de Química da USP e doutora em Bioquímica pela mesma instituição, foi bolsista de pós-doutorado da Fundação Humboldt na Alemanha e, após concluir seus estudos, foi docente e pesquisadora no IQ-USP. A seguir, trabalhou na iniciativa privada como química industrial e atualmente é Coordenadora de Comunicação Científica na BIREME/OPAS/OMS, coordena a coleção SciELO Saúde Pública e contribui assiduamente no Blog SciELO de Comunicação Científica. A mediação foi realizada pelo vice-reitor, prof. Fernando Antonio Almeida.

Já o segundo painel, com o tema Produção Científica: Qualificação e Impacto, teve como convidados Antônio Virgílio Bittencourt Bastos e Ariane Gagliardi Fernández. Bastos foi coordenador de área de Psicologia da CAPES entre 2011 e 2018 w professor titular de Psicologia Social das Organizações, no Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Ariane é biomédica especialista em microbiologia, análises clínicas e biologia molecular, e exerce o cargo de strategic account manager na Clarivate Analytics. A mediação do painel foi feita pelo pró-reitor de Pós-Graduação, prof. Márcio Alves da Fonseca.

Assista a seguir à íntegra do evento, gravado pela TV PUC:

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.