"Histórias Reais" aborda reportagem vencedora do Prêmio Esso

Programa entrevista autores para falar sobre processo de produção de grandes narrativas jornalísticas e documentais

por Redação | 31/08/2021

A história da trans Joicy, reportagem da jornalista Fabiana Moraes, publicada no Jornal do Commercio, que venceu na principal categoria do Prêmio Esso de Jornalismo, em 2011, é o tema do programa Histórias Reais, do próximo dia 1/º9, com transmissão pelo Canal Universitário. A reportagem foi publicada também no livro O Nascimento de Joicy, que traz ainda reflexões sobre as relações entre fonte e repórter, e as funções do jornalismo na atualidade.

Histórias Reais é um programa de entrevistas produzido pela TV PUC e conduzido por Diogo de Hollanda e Fabio Cypriano, jornalistas e professores do curso de Jornalismo.

Fabiana Moraes é professora e pesquisadora do Núcleo de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (NDC/UFPE), colunista da The Intercept Brasil e do Conselho Consultivo da Agência Pública.

O programa Histórias Reais recebe, semanalmente, autoras e autores de relatos de não ficção – reportagens, memórias, biografias etc. –, geralmente publicados em livros, mas também em podcasts e outros formatos. Com duração de 28 minutos, se dedica a abordar o processo de produção de grandes narrativas jornalísticas e documentais, em aspectos como a escolha do tema, a elaboração do texto e os desafios da apuração.

Histórias Reais é exibido todas as quartas-feiras, às 19h30, no Canal Universitário, com reprises às quintas (10h30 e 23h30); domingos (14h30); segundas (14h) e terças (10h30). O programa permanecerá disponível na plataforma de streaming da PUC-SP, PUC Play.