"Histórias Reais" entrevista autor de podcast sobre ex-juiz Sergio Moro

‘O Código do Russo’ narra ascensão e queda do protagonista da operação Lava Jato

por Redação | 10/05/2022

O Histórias Reais desta semana entrevista o advogado Alcysio Hungria Canette, um dos criadores do podcast O Código do Russo, sobre a trajetória polêmica do ex-juiz, ex-ministro de Bolsonaro e ex-candidato à Presidência Sergio Fernando Moro. Divido em seis episódios, o podcast disseca o modus operandis de Moro, caracterizado, segundo o autor, pela distorção sistemática do Código Penal, transformado numa cartilha particular alcunhada pelos críticos de “o Código do Russo” (apelido de Moro entre os procuradores da Lava Jato).

No programa que vai ao ar dia 11/5, Canette conta as motivações e bastidores do trabalho, que marca a estreia da Atabaque Produções, fundada em parceria com o antropólogo Orlando Calheiros. Uma das inspirações de O Código do Russo, segundo ele, foi o podcast americano The opportunist, que conta histórias de oportunistas que, estando no lugar certo e na hora certa, destroem a vida de muitas pessoas. “A gente pegou essa premissa para aplicar sobre a figura de Sergio Moro”, disse Canette, qualificando o ex-magistrado como um personagem sem brilho que, ao encontrar uma oportunidade, tentou “tornar-se algo”.

Histórias Reais é um programa de entrevistas produzido pela TV PUC e conduzido por Diogo de Hollanda e Fabio Cypriano, jornalistas e professores do curso de Jornalismo da PUC-SP.

O programa recebe semanalmente autoras e autores de relatos de não ficção – reportagens, memórias, biografias etc. –, geralmente publicados em livros, mas também em podcasts e outros formatos. Com duração de 28 minutos, as entrevistas abordam diferentes aspectos do processo de produção, como a escolha do tema, a elaboração do texto e os desafios da apuração.

O programa é exibido toda quarta-feira, às 19h30, no Canal Universitário, com reprises às quintas (10h30 e 23h30), domingos (14h30), segundas (14h) e terças-feiras (10h30). Todas as edições estão disponíveis na plataforma de streaming da PUC-SP, PUC Play.