‘Histórias Reais’ explora Justiça Restaurativa a partir do podcast Crime e Castigo

por Redação | 03/05/2022

Branca Vianna, criadora do podcast Crime e Castigo, é a convidada desta semana de Histórias Reais. Crime e Castigo é um desdobramento de Praia dos Ossos, criado também por Branca Vianna, um dos podcasts mais ouvidos de 2020, que tratou do assassinato de Angela Diniz (1944 – 1976) por Doca Street, morto em 2020. O programa vai ao ar dia 4/5, em transmissão pelo Canal Universitário.

Com a morte de Doca, houve muitos comentários nas redes sociais, especialmente por conta de Praia dos Ossos, de pessoas questionando a Justiça brasileira e defendendo a pena de morte. “Ficamos impressionadas com essa sensação de impunidade, quando o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo”, disse Branca no programa.

A partir dessa sensação é que foi criado Crime e Castigo, trazendo histórias e depoimentos de especialista sobre questões em torno da Justiça no país, com destaque para o que se denomina Justiça Restaurativa.

Histórias Reais é um programa de entrevistas produzido pela TV PUC e conduzido por Diogo de Hollanda e Fabio Cypriano, jornalistas e professores do curso de jornalismo da PUC-SP.

O programa recebe semanalmente autoras e autores de relatos de não ficção – reportagens, memórias, biografias etc. –, geralmente publicados em livros, mas também em podcasts e outros formatos. Com duração de 28 minutos, Histórias Reais se dedica a abordar o processo de produção de grandes narrativas jornalísticas e documentais, em aspectos como a escolha do tema, a elaboração do texto e os desafios da apuração.

Histórias Reais é exibido todas as quartas-feiras, às 19h30, no Canal Universitário, com reprises às quintas (10h30 e 23h30); domingos (14h30); segundas (14h) e terças (10h30). O programa está disponível na plataforma de streaming da PUC-SP: PUCPlay.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.