Hospital Santa Lucinda moderniza leitos com emenda da deputada Maria Lúcia Amary

Estrutura beneficiada foi a de Cardiologia

por Redação | 12/12/2024

O Hospital Santa Lucinda (HSL) recebeu nesta segunda-feira (9) a deputada estadual Maria Lúcia Amary para formalizar os agradecimentos pela emenda parlamentar que viabilizou a aquisição de equipamentos para os 16 leitos da Ala de Cardiologia. O investimento permitiu a finalização do processo de modernização completa do setor, beneficiando o atendimento aos pacientes cardíacos.

A deputada foi recepcionada pelo superintendente do HSL, Carlos Drisostes; pela coordenadora-acadêmica, professora-doutora Cibele Saad Rodrigues; pela gerente administrativa e de Enfermagem, Narjara Lobo e Silvia Stramm, respectivamente; e por membros do Grupo de Captação de Recursos (GCR).

Em reunião que antecedeu a visita à Ala de Cardiologia, a deputada Maria Lúcia Amary e os gestores do Hospital Santa Lucinda debateram os desafios da saúde pública. Carlos ressaltou que as emendas parlamentares são essenciais para a continuidade dos projetos do hospital, com ênfase no programa de cirurgias eletivas.

“Em nossas conversas com vereadores, prefeito e demais autoridades, sempre explicamos que, embora não seja possível eliminar totalmente as filas devido ao constante surgimento de novos pacientes, os recursos parlamentares regulares garantem a realização contínua de cirurgias. Com isso, conseguimos controlar o crescimento da demanda e diminuir progressivamente o tempo de espera', explicou."

A professora Cibele destacou que o Hospital Santa Lucinda se aproxima da marca de mil cirurgias eletivas em 2024, resultado obtido graças às emendas dos vereadores e à integração com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP. O número expressivo foi alcançado mesmo diante da escassez de profissionais médicos especialistas e outros obstáculos do setor público de assistência à saúde.

Cibele disse ser favorável à implantação nacional do prontuário único e do modelo de matriciamento ou apoio matricial, que pioneiramente foi implementado na saúde mental, é uma estratégia de trabalho em rede, numa proposta de intervenção pedagógico-terapêutica para tratar pessoas de forma compartilhada entre duas ou mais equipes, que complementam suas atividades. “Isso propicia maior resolutividade na atenção básica e diminuição da espera por uma consulta especializada”.

Sobre o Grupo de Captação de Recursos

Formado por funcionários voluntários da instituição, ligado diretamente à Fundação São Paulo, o GCR trabalha ativamente na apresentação das necessidades do hospital aos parlamentares das diferentes esferas governamentais, e na captação de recursos públicos. Suas ações têm sido fundamentais para a estruturação e ampliação, tanto física quanto tecnológica do HSL. Sob a coordenação da professora-doutora Cibele Rodrigues, o Grupo já captou R$ 11 milhões em emendas parlamentares entre 2023 e 2024.

Os recursos destinados pelos vereadores permitiram a implantação do projeto de cirurgias eletivas (de vesícula, pedra nos rins, amígdalas, útero, ortopédicas, entre outras); enquanto os recursos de deputados federais e estaduais foram direcionados ao custeio e à melhoria do parque tecnológico. Com isso, foram adquiridos: aparelhos de videocirurgia e de ultrassonografia, bercinhos para a maternidade, ventiladores pulmonares, monitores, esterilizadora de grande porte, arco cirúrgico, entre outros. “Para 2025 já foram captados R$ 3.877.236,81 junto a 14 vereadores, que reconhecem nosso trabalho e a qualidade da assistência prestada aos munícipes de Sorocaba.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.