Laboratório de Biomateriais recebe novos equipamentos

Destinados à pesquisa, eles já estão em operação

por Redação | 11/04/2019

No final de março, o Laboratório de Biomateriais da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) recebeu quatro novos equipamentos destinados à pesquisa, os quais já se encontram em operação. Juntos, eles valem cerca de R$ 800 mil e foram adquiridos com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

De acordo com a professora Eliana Duek, coordenadora do Laboratório, esses novos equipamentos serão de grande utilidade, sobretudo para a caracterização de biomateriais, tanto para as pesquisas em andamento – como a dos polímeros bioabsorvíveis – quanto a outras que deverão vir a ser desenvolvidas.

Três deles são voltados às análises térmicas. Eles conseguem, por exemplo, identificar o tempo de fusão de certos materiais ou qual a temperatura ideal para que sejam trabalhados. Já o quarto (e maior de todos) é capaz de determinar o tamanho exato de uma partícula e as propriedades da sua superfície. Isso é importante para, em tese, saber se o material tem mais ou menos afinidade com a água antes de colocá-lo em contato com as células humanas.

Para que estes equipamentos pudessem ser instalados, a PUC-SP promoveu adequações na infraestrutura do Laboratório. Segundo a professora Eliana, eles representam um ganho expressivo tanto para a FCMS, quanto para a comunidade acadêmica regional. “Poderemos colaborar ainda mais com outras universidades, como a Unesp, UFSCar e Uniso, entre outras, ampliando o intercâmbio que já temos no âmbito das pesquisas”, concluiu.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.