Lançamento da coletânea "Nós: tecnoconsequências sobre o humano"

Obra organizada pela profa. Pollyana Ferrari

por Redação | 26/05/2020

A profa. Pollyana Ferrari (TIDD e Jornalismo) lança a coletânea Nós – Tecnoconsequências sobre o humano, dia 9/6, às 17h.

A docente é coordenadora do livro, que traz outros 12 autores. Com prefácio de André Lemos, professor titular da Faculdade Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e apresentação de Eugênio Bucci, o livro é composto por 10 capítulos, cada um abordando um aspecto diferente da relação entre pessoas e tecnologias no século XXI. Os autores colocaram seus pensamentos e pesquisas na obra, além da organizadora. Destes, nove fazem parte do grupo de pesquisa que Ferrari comanda na PUC-SP, o Comunidata, fundado em 2015 e que acumula os títulos Comunicação digital na era da participação (Editora Fi, 2016) e Fluido fluxo (Editora Fi, 2018).

Bucci escreve em sua apresentação que “o título deste livro deve sua inspiração ao escritor russo Ievguêni Zamiátin (1884-1937). Pollyana Ferrari nos lembra que, entre 1920 e 1921, Zamiátin escreveu o romance Nós para desenhar um futuro então longínquo. Naquele futuro, haveria um Estado Único exercendo controle estrito sobre a população do Globo, administrativamente limitada a dez milhões de habitantes. A tecnologia a serviço do poder jogaria o papel central”.

As obras publicadas pelo Comunidata têm como propósito falar não só com especialistas, mas com pessoas que querem entender como é viver no mundo hoje. A linguagem menos formal é característica, bem como uma playlist de músicas sugeridas pelos autores para acompanhar a leitura. “Nós também homenageia Bauman e seu último livro Retrotopia [a utopia do passado]. O autor nos diz que a perda completa da esperança de alcançar felicidade neste planeta tem levado a buscas imateriais e tecnológicas que só reforçam a volta à bolha, ao olhar individualista para o próprio umbigo”, destaca Ferrari.

Saiba mais em: https://bit.ly/2TJ2qWl.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.