PUC-SP sedia encontro de reitores de universidades comunitárias promovido pela ABRUC
A reitora Maria Amalia Andery recebeu o prêmio Mérito Educação Comunitária pela sua...
Atividade acontece no dia 18/11, às 19h30, no auditório 100A do campus Monte Alegre
Somando-se aos múltiplos eventos, manifestações e mesas de debates neste mês em que se comemora a Consciência Negra, convidamos para o evento interdisciplinar – Clóvis Moura e o Brasil. Por iniciativa do NUTAS – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho, Atividade e Subjetividade da Faculdade de Psicologia Social, coordenado pelo Prof. Odair Furtado, organizou-se um evento em torno do lançamento da 2ª edição do livro Clóvis Moura – um ensaio crítico, de autoria do Prof. Marcio Farias.
O evento conta com os seguintes convidados: Marcio Farias, professor, autor e responsável pela coleção Clóvis Moura na editora Dandara; Muyratan S. Barbosa, professor do Programa de Pós-Graduação em Economia-Mundo da UFABC (prêmio Jabuti em Ciências Sociais, 2021); Cristiane Sabino, professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, atualmente em estágio pós-doutoral no Serviço Social da PUC-SP; e Ana Amélia da Silva, professora do Depto. de Ciências Sociais da PUC-SP. O evento conta também com a participação do Prof. Antonio Rago do Depto. de História da PUC e coordenador do NEHTIPO - Núcleo de Estudos da História: Trabalho, Ideologia e Poder. Como apoios ao evento destaca-se o NEAM - Núcleo de Estudos de Aprofundamento Marxista; Departamento de Ciências Sociais, das Associações de Professores e de Funcionários, da Editora Dandara; e da TV PUC.
Trata-se de mais uma oportunidade de resgatar o legado de Clóvis Moura, grande jornalista, notável sociólogo e empenhado historiador social que superou a visão dos marcos da cordialidade, ou da dita democracia racial que definia a passividade e subjugação da escravidão negra brasileira. Em seu horizonte de reflexões, as rebeldias, insubmissões e as lutas de classes e conflitos sociais marcaram outras formas de entrever e reconfiguraram, na chave da emancipação, novas formas de reflexão e combate.
Participe!