Lançamento inédito na área de Ciência da Religião

Obra envolveu cinco anos de trabalho de uma equipe que reuniu 106 autores brasileiros e estrangeiros

por Redação | 11/04/2022

Depois de mais de cinco anos de trabalho de uma equipe que reuniu 106 autores brasileiros e estrangeiros, acaba de ser lançado o Dicionário de Ciência da Religião (ed. Paulus, Paulinas e Loyola).

A obra é organizada pelos profs. Frank Usarski (PUC-SP), Alfredo Teixeira (Universidade Católica Portuguesa) e João Décio Passos (PUC-SP).

O Dicionário aborda cerca de 200 verbetes e é a primeira deste tipo lançada em Língua Portuguesa.

"Trata-se de um marco epistemológico do estudo da Ciência da Religião em países lusófonos", afirmam os organizadores.

Frank Usarski, PUC-SP

O Dicionário é resultado de um trabalho que se iniciou em 2017. Foi um processo complexo devido à participação de mais que 100 autores e um intercâmbio intensivo entre colaboradores brasileiros e portugueses.

João Décio Passos, PUC-SP

A PUC-SP tem sido pioneira na construção, institucionalização e divulgação da área de Ciência da Religião em nosso país. Desde a criação de seu pós-graduação mantém o protagonismo no ensino e na pesquisa sobre a religião. O Dicionário é mais um resultado dessa atuação e será um marco para estudos em âmbito nacional e internacional

Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues Teixeira, Universidade Católica Portuguesa

A longevidade do Dicionário de Ciência da Religião não se limita às suas possibilidades de atualização. Este artefato editorial permanecerá como o retrato de um quadro histórico de produção de conhecimento, inventariando léxicos, programas de investigação, biografias intelectuais, agentes, redes de pesquisa etc. Nesse sentido, este Dicionário é, também, um dispositivo de transmissão cultural.