PUC-SP na Mídia: Hamas deve libertar três reféns
Participação do prof. Rodrigo Amaral (Relações Internacionais)
Com o objetivo de prover aos ciclistas conhecimentos básicos em primeiros socorros, aumentando a segurança em seus percursos, a Liga de Emergência e Trauma da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP promoveu, no dia 21 de maio, o Curso de Primeiros Socorros para Ciclistas. Realizada no Anfiteatro Doutor Cássio Rosa, a aula instruiu os participantes em ressuscitação cardiopulmonar, manobra para desobstrução de vias aéreas, controle de hemorragias e imobilização de fraturas.
A iniciativa integra o Projeto Ciclovida, concebido em alusão ao Maio Amarelo, campanha voltada para a prevenção de traumas no trânsito. A ação contou com o respaldo da Urbes – Trânsito e Transportes e do Centro de Treinamento em Emergência Eagle.
Convidado para o curso, o grupo de ciclistas Boranóis Pedal ABC, sediado em Santo André (SP), esteve representado por 15 membros de sua equipe de apoio, responsáveis pela segurança e organização durante os passeios semanais (de 25 quilômetros) e as cicloviagens (com percursos de até 200 quilômetros).
O curso foi conduzido por Valdinei Falco, subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e palestrante com mais de 15 anos de experiência na área educacional de formação de bombeiros. Além dele, o professor-doutor José Mauro da Silva Rodrigues e as estudantes de Medicina do quarto ano Camila Saori Okida e Camila Cassillo (respectivamente, presidente e vice-presidente da Liga) ministraram outras aulas.
Para reforçar o conteúdo ensinado, foram promovidas atividades práticas. Nesses momentos, os demais diretores e membros da Liga atuaram como monitores, orientando e auxiliando os ciclistas convidados.
Essa iniciativa alinha-se ao objetivo da Liga de agir como agentes multiplicadores de conhecimento, educando o público leigo sobre o tema e contribuindo para a prevenção de acidentes no trânsito.