Livro sobre refugiados reúne autores de 11 países

No dia 28/8, às 18h30, haverá lançamento da obra no Consulado Geral de Portugal em São Paulo

por Thaís Polato | 21/08/2017

Mais de 65 milhões de pessoas foram forçadas a deixar seus países de origem como consequência de guerras, violência e perseguições em 2016. O dado integra o mais recente relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e demonstra o número mais alto já registrado pelo órgão em estudos de tendências globais.

No contexto desta realidade complexa, a PUC-SP, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, a Fundação São Paulo e a editora Quartier Latin acabam de lançar o livro Refugiados, imigrantes e igualdade dos povos – Estudos em homenagem a António Guterres. A obra é internacional e tem coordenação de Eduardo Vera-Cruz Pinto (Universidade de Lisboa, Portugal), José Rodolpho Perazzolo (Fundação São Paulo, Brasil), Luís Roberto Barroso (Ministro do STF e prof. da Universidade de Brasília), Marco Antonio Marques da Silva (PUC-SP, Brasil) e Maria Cristina De Cicco (Universidade de Camerino, Itália).

“A ampla participação geográfica e interdisciplinar da obra nos permite mostrar que a solidariedade não tem cor, ideologia, lado, preço, fronteira, língua, religião ou sexo”, afirmam os organizadores. O livro conta com 192 autores, de 11 países (Angola, Argentina, Brasil, China, Colômbia, Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Rússia e Vaticano) e inclui textos das áreas de Antropologia, Educação, Direito, Filosofia, Nutrição, Psicologia e Teologia, em cinco línguas (espanhol, francês, inglês, italiano e português).

A obra presta também uma homenagem ao português António Guterres (Secretário-Geral das Nações Unidas), por sua atuação como Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, em 2015.

No dia 28/8, a partir das 18h30, haverá lançamento do livro no Consulado Geral de Portugal em São Paulo (rua Canadá, 324).

Veja alguns dos temas abordados no livro:

O papel do Brasil nos fluxos migratórios internacionais

Humanização do direito internacional

Tráfico internacional de pessoas

Questões trabalhistas da mão-de-obra estrangeira no Brasil e de brasileiros no exterior

Hospitalidade aos refugiados

Imigrantes haitianos no Brasil

Direito à liberdade religiosa de refugiados e migrantes

Aspectos econômicos dos refugiados

Adoção internacional

A criança em situação de refúgio

Monitoramento digital de refugiados