Luto: professora Leonor Lopes Fávero

Docente ingressou na PUC-SP na década de 1960 e era titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

por Redação | 05/04/2022

A PUC-SP lamenta a morte da professora Leonor Lopes Fávero, de 91 anos, que atuava como docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa. Ela faleceu no último domingo (3/4).

A missa de sétimo dia da Profa. Leonor será realizada no sábado, 09/4, às 15h, na Igreja Santo Ivo (Largo da Batalha, 189, Jardim Luzitânia).

Leonor era professora da PUC-SP desde a década de 1960. Fez doutorado na PUC-SP, livre-docência na USP e pós-doutorado na Universidade de Paris VII. Foi a primeira coordenadora da antiga Cogeae, implantou o curso de pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa e integrou o corpo docente inicial do Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa. Desde essa época sempre se dedicou à pesquisa historiográfica da Língua Portuguesa. Ausentou-se por alguns anos da PUC-SP para se dedicar à docência na USP. Ao se aposentar na instituição, foi convidada para retornar ao Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da PUC-SP dada à seriedade com que sempre dedicou às atividades acadêmicas e administrativas que assumiu. De volta, foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa por seis anos (três mandatos).

Foi uma professora e pesquisadora de reconhecimento internacional. Fez o estágio de pós-doutorado na França sob a supervisão de Sylvain Auroux. Participou do grupo de pesquisa sobre Identidade Linguística da Universidade de Lyon, na França. Foram várias publicações, ressaltando a primeira obra sobre Linguística Textual, no Brasil. Foi pesquisadora do CNPq e era também líder do grupo de pesquisa História das Ideias Linguísticas (Brasil e Portugal) e Identidade Nacional. Desenvolveu e orientou pesquisas em Linguística Textual, Análise da Conversação, História das Ideias Linguísticas e Ensino e Aprendizagem de Língua Materna. Foi membro emérito do Grupo de Trabalho Linguística de Texto e Análise da Conversação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguistica – ANPOLL

Clique aqui e confira a entrevista concedida pela professora Leonor ao periódico Revista PERcursos Linguísticos. Na mesma edição, é possivel conferir um artigo da docente, acesse: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/36692.

Manifestações de pesar

Prof. João Hilton Sayeg de Siqueira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da PUC-SP

"É com pesar que perdemos a estimada e competente professora Leonor, que tantas contribuições inestimáveis trouxe à pesquisa em Língua Portuguesa no Brasil e à formação de tantos pesquisadores no mestrado, no doutorado e no estágio pós-doutoral."

Profa. Sueli Cristina Marquesi, coordenadora do curso Letras - Português e Inglês - Licenciatura da PUC-SP

"A Professora Doutora Leonor Lopes Fávero, pioneira dos estudos em Linguística Textual no Brasil, foi membro fundador da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística) e era pesquisadora emérita do GT Linguística de Texto e Análise da Conversação da referida Associação. Titular de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e Titular de Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), era Bolsista de Produtividade e Pesquisa (PQ, nível 1A)- CNPq.

A Professora Leonor formou muitos mestres de doutores, entre eles, docentes da PUC-SP, tendo trabalhado incansavelmente e com muita dedicação a seus alunos e orientandos, no Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa, até a última 5a feira, dia 31 de março, quando participou de reunião em que planejava sua atuação para o 2o semestre de 2022."

Leia abaixo a nota divulgada pela Associação Brasileira de Linguística (Abralin):

"A Abralin lamenta informar o falecimento de Leonor Lopes Fávero, Professora Titular de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e Professora Titular de Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem pela PUC-SP (1974) e livre-docência em Semiótica e Linguística Geral pela USP (1993). Professora Leonor desenvolveu diversas pesquisas nas áreas de Linguística Textual, História das Ideias Linguísticas e Estudos de Língua Falada. Membro emérito e uma das fundadoras do Grupo de Trabalho Linguística de Texto e Análise da Conversação (GT LTAC), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL)."