Luto: PUC-SP perde seu vice-reitor, prof. Pedro Paulo Teixeira Manus

Docente integrava a Faculdade de Direito e estava à frente da gestão da Universidade com a reitora Maria Amalia Andery

por Redação | 25/12/2021

A PUC-SP lamenta profundamente a morte de seu vice-reitor, professor Pedro Paulo Teixeira Manus, ocorrida neste dia 25/12/2021, e decretou luto oficial de três dias.

O docente era professor Titular de Direito do Trabalho; mestre pela USP, doutor e livre-docente pela PUC-SP. Secretário da primeira Diretoria da Apropuc (1978 a 1980), chefe do Depto. II da Faculdade de Direito (1997 a 2005), diretor da Faculdade de Direito desde 2013. Fora da Universidade, foi ministro do Tribunal Superior do Trabalho (2007 a 2013), desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª. Região (1991 a 2007), juiz do Trabalho (1980 a 1991). Advogado e consultor jurídico, desde 2013. Manus era também autor de diversos livros, sendo o seu último lançamento a obra Coisas que ninguém conta a um estudante de Direito, realizada em parceria com sua filha Ruth Olivier Manus.

Em 2020, o docente foi escolhido para ser vice-reitor da PUC-SP e compor a gestão da Universidade ao lado da profa. Maria Amalia Andery. Na ocasião, eles formaram a chapa única "PUC-SP somos todos", que obteve uma expressiva votação da comunidade e foi nomeada, em novembro do ano passado, pelo Grão-Chanceler Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo e presidente do Conselho Superior da Fundação São Paulo.

A reitora afirmou que este é um dia muito triste para a PUC-SP, para a Reitoria da Universidade e para ela, pessoalmente. “Perdemos Pedro Paulo Teixeira Manus: amigo, professor, diretor e vice-reitor. Ficam aqui registrados nossos sentimentos de pesar e nossa solidariedade a tantos que conviveram com Pedro Paulo. Ele fará muita falta, mas deixa também boas lembranças e um legado que não será esquecido pelo mundo jurídico, pela PUC-SP e por todos que o conheceram”, afirmou.

O diretor da Faculdade de Direito, prof. Vidal Serrano Nunes Junior, também lamentou a morte do vice-reitor. “Ele foi um ícone para os profissionais do Direito, um líder para a nossa Faculdade e, para mim, um grande amigo, verdadeiro exemplo de honradez e retidão. Uma perda irreparável”, afirmou.

A Faculdade de Direito, em nota, afirmou que “enlutada, manifesta aos familiares e amigos do professor Pedro Paulo Teixeira Manus os votos do mais profundo pesar”.

O velório será realizado no dia 26/12, das 8 às 13h, no Funeral Home (rua São Carlos do Pinhal, 376). Por razões sanitárias, a permanência das pessoas no local não deverá exceder 20 minutos.

Uma voz de leveza e esperança

Em uma de suas entrevistas ao jornal J.PUC, o professor falou sobre o momento difícil que o mundo vive, mas ressaltou a capacidade da Universidade de atravessá-lo, nos deixando palavras de ânimo e de esperança, duas de suas marcas características ao longo da vida:

“Esta pandemia nos fez prestar atenção em como devemos prezar nossa convivência. Tenho uma longa vida como advogado, juiz e consultor de centenas de relações na área trabalhista. Já vi inúmeros tipos diferentes de composições neste sentido e posso dizer, com segurança, que o que temos na PUC-SP é algo respeitoso. Devemos primar por isso, é o que motivou nosso sucesso até agora. [...] Sempre encontraremos uma forma de lidar com crises e adversidades, como já fizemos outras vezes. Temos inteligência e um ciclo de relacionamento que são muito importantes. Daremos soluções para os problemas de maneira democrática, justa e contemporânea”.

Repercussão

Veja, a seguir, manifestações e notícias sobre o falecimento do prof. Pedro Paulo:

- TST

- O São Paulo