Mais de 100.000 mortos pela COVID-19: manifestação da PUC-SP

Reitoria divulga nota de pesar e indignação e vice-reitor fala em vídeo sobre o tema

por Redação | 12/08/2020

Mais de 100.000 mortos pela COVID-19

Manifestação da PUC-SP

No momento em que o Brasil ultrapassa 100.000 mortes e mais de 3.000.000 de infectados pela COVID-19, num cenário persistente de mais de 1.000 mortes diárias, a comunidade da PUC-SP manifesta seu imenso pesar e toda sua solidariedade a cada uma e a todas as vítimas, seus familiares e amigos.

Infelizmente, além do pesar, precisamos manifestar também nossa absoluta indignação com o fato incontestável de que boa parte dessas mortes e daquelas que ainda virão poderiam ser evitadas se houvesse coordenação adequada, investimentos suficientes, aprendizado e preparação consistentes em face da experiência dos países que viveram os períodos mais agudos da pandemia antes de nós.

Nada disso ocorreu!

Apesar do esforço das comunidades científicas e acadêmicas, dos profissionais do SUS, de movimentos sociais, de grupos de parlamentares e de vários governos estaduais e municipais, a irresponsabilidade, o negacionismo, as posições anticientíficas, o diversionismo político e o despreparo para fazer frente à pandemia e seus efeitos econômicos e sociais seguem produzindo resultados desastrosos.

Em um país tão desigual quanto o Brasil, sobram desamparo, desalento, insegurança e falta de horizontes aos muitos brasileiros e brasileiras pobres e também às camadas médias da população.

A PUC-SP e as universidades brasileiras, estamos seguros, continuarão denunciando as mazelas e, sobretudo, cumprirão seu papel, colaborando com a construção de soluções racionais e cientificamente fundamentadas para superar a nefasta situação atual.

Reitoria da PUC-SP


Assista a seguir um vídeo sobre o tema com o vice-reitor Fernando Almeida, que também é médico e prof. da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS)

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.