Medicina terá intercâmbio de docentes com universidade da Polônia

Parceria será com o Centro de Simulação Médica da Universidade Médica de Wroclaw

por Redação | 19/12/2019 - 00h

No último dia 3/12, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP recebeu a visita do professor Piotr Koleda, diretor do Centro de Simulação Médica da Universidade Médica de Wroclaw (Polônia). Entre outros acordos, ficou definida uma parceria no sentido de haver o intercâmbio entre os professores dessas faculdades de Medicina, visando, principalmente, aprimorar o Centro de Simulação existente no curso desenvolvido em Sorocaba.

De acordo com o diretor da FCMS, professor Luiz Ferraz de Sampaio Neto, a universidade também planeja, para o ano que vem, renovar seu acervo de materiais para treinamento médico. “Isso é uma tendência em todas as escolas médicas”, observa. “O aluno tem a oportunidade de treinar seus conhecimentos em um boneco, antes de entrar em contato com o paciente. Os benefícios se revertem ao estudante, que terá um menor estresse durante essa aprendizagem, e ao próprio paciente, que receberá atendimento com técnicas aprimoradas.”

Com estes equipamentos, os alunos serão instruídos sobre parto (inclusive, com complicações); para punção de veia em braço; punção de líquor da coluna; entubação; assistência à parada cardiorrespiratória; toque ginecológico; palpação das mamas e toque retal. “A parceria com a Universidade Médica de Wroclaw também deverá promover maior mobilidade para os docentes e alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem”, prossegue o diretor.

O encontro foi articulado pelo professor-doutor José Mauro da Silva Rodrigues, do Departamento de Cirurgia. Ele e Koleda são instrutores do European Trauma Course (ETC), curso que capacita médicos para o atendimento de pacientes politraumatizados de acordo com os padrões da União Europeia. “Pretendemos ampliar a internacionalização da nossa faculdade e, possivelmente, realizar um ETC em janeiro de 2021”, revela José Mauro.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.