Ministro Cristiano Zanin recebe Colar de Mérito Acadêmico da Faculdade de Direito

Homenagem aconteceu na manhã desta sexta-feira (10/11), no auditório 333 do campus Monte Alegre

por Renata Nascimento | 10/11/2023
Renato Nascimento (ACI)

São muitas as razões que me deixam honrado em receber essa especial distinção da Universidade e que amplificam a alegria do reconhecimento. Saber o significado da relevância da PUC-SP para o país certamente alarga a minha responsabilidade e eleva a grandeza deste colar de mérito acadêmico. A PUC-SP, ao longo dos seus 75 anos de história, manteve-se dedicada ao propósito de educação de qualidade, sem esquecer da preocupação social, da busca de uma sociedade justa, solidária, esclarecida e menos desigual.

Cristiano Zanin, Ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-aluno da PUC-SP

Com a plateia totalmente ocupada por alunos, docentes, ministros e outras autoridades da área jurídica e acadêmica, o ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-aluno Cristiano Zanin recebeu, na manhã desta sexta-feira (10/11), o Colar de Mérito Acadêmico da Faculdade de Direito da PUC-SP.

Antes de ser encaminhado ao auditório 333, Zanin, que estava acompanhado da advogada e sua esposa Valeska Martins, também ex-aluna da PUC-SP, foi recebido na Faculdade de Direito pelos professores da casa, pela Reitoria da Universidade e pelos alunos do Centro Acadêmico 22 de Agosto.

“Para nós é uma especial alegria que a Faculdade de Direito homenageie Zanin, porque essa é a alma mater do ministro. A Universidade que contribuiu para a sua formação, o seu senso de responsabilidade e sua força como uma pessoa dedicada à democracia. É uma honra recebê-lo”, afirmou a reitora Maria Amalia Andery.

Além do ministro, a mesa dos trabalhos contou com a reitora , o diretor da Faculdade de Direito, Vidal Serrano Nunes Júnior; o ministro do Tribunal Superior Eleitoral, prof. André Ramos Tavares; o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ricardo Mair Anafe; o Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Nino de Oliveira Toldo; o Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo e o prof. Eduardo Pellegrini de Arruda Alvin, representando os docentes da Faculdade de Direito da PUC-SP.

Grande referência

O prof. Vidal Serrano enfatizou que o ministro Cristiano Zanin deve ser visto como uma grande referência, não só pelos alunos, mas também pelos docentes. “A Faculdade de Direito se sente honrada em receber o ministro Zanin nesta casa novamente. Depois de ser laureado com uma indicação para o Supremo Tribunal Federal, já nos primeiros votos demonstra competência, conhecimento e ponderação, o que talvez seja também uma das principais qualidades do nosso ministro. Esse colar tem um significado próprio de apontá-lo como uma referência. Em 199, o agora ministro Zanin estava sentado onde vocês alunos estão hoje, então espero que haja mais de vocês no STF daqui a uns 20 anos”, ressaltou o diretor.

A reitora também afimrou que, quando uma universidade forma alguém à estatura de Zanin e esta pessoa chega ao Supremo Tribunal Federal as honras recaem sobre a Universidade. "Nós queremos dizer que não é mais do que nossa obrigação homenageá-lo de todas as maneiras possíveis, porque aí está um exemplo de sucesso da PUC-SP, que aliás tem tantos outros exemplos de sucesso, mas trata-se de dizer que a PUC-SP se sente engrandecida pela sua nomeação e temos certeza que a formação que lhe foi dada contribuíra para o seu excelente desempenho nessa instituição tão importante que é o Supremo Tribunal Federal, garantindo que nosso país caminhe para uma cultura de paz, de uma sociedade menos desigual e de uma estrutura social que garanta o exercício da democracia”, afirmou a reitora.

Consagração e valores em comum

"É com alegria que venho expressar os meus agradecimentos pelo privilégio e honra de ser agraciado com o Colar de Mérito Acadêmico da Faculdade de Direito da PUC-SP. São muitas as razões que me deixam honrado em receber essa especial distinção da Universidade e que amplificam a alegria do reconhecimento. Saber o significado da relevância da PUC-SP para o país certamente alarga a minha responsabilidade e eleva a grandeza deste colar de mérito acadêmico. A PUC-SP, ao longo dos seus 75 anos de história, manteve-se dedicada ao propósito de educação de qualidade, sem esquecer da preocupação social, da busca de uma sociedade justa, solidária, esclarecida e menos desigual", destacou Zanin, em seu discurso.

"A extraordinária relevância da PUC-SP e a excelência de sua Faculdade de Direito tornam a ocasião ao mesmo tempo um inesquecível reconhecimento, pelo qual serei sempre grato, mas, sobretudo, a consagração do prestígio desta Universidade que tive a honra de me formar. Essa distinta medalha é endereçada também, portanto, a todos aqueles que formam e transformam diariamente a PUC-SP, cultivando valores e objetivos com os quais comungo, ela é símbolo daquilo que buscamos como comunidade acadêmica", afirmou o ministro.

Ao final de todas as homenagens e agradecimentos, o prof. Vidal Serrano concedeu a entrega do Colar de Mérito Acadêmico da Faculdade de Direito da PUC-SP ao ministro Cristiano Zanin.

Clique aqui e confira a gravação da cerimônia completa.

Clique aqui e confira a reportagem feita pela TV PUC.

Confira as fotos da celebração no álbum a seguir: