Morte e Vida Severina: nova montagem estreia no Tuca

A obra de João Cabral de Melo Neto tem direção geral de Elias Andreato, músicas de Chico Buarque de Hollanda e direção musical de Marco França

por Redação | 12/04/2022

A primeira montagem de “Morte e Vida Severina” foi apresentada no Tuca em 1965. No próximo sábado (16/4), 56 anos depois, uma nova versão da peça estreia no mesmo palco. 

Dessa vez a obra de João Cabral de Melo Neto, tem  direção geral de Elias Andreato, músicas de Chico Buarque de Hollanda e direção musical de Marco França. Ela faz um relato sobre a vida e trajetória árida do povo do sertão nordestino, desconhecidas por uma grande maioria.

A saga nordestina se desenha, revelando a alma de um povo que caminha forte em sua fé, através da música composta por Chico Buarque e que ganha arranjos especiais de Marco França.

Morte e Vida Severina é um auto de natal pernambucano, produzido em 1954/5 e publicado em 1965, ano em que estreou, inaugurando o Teatro TUCA no dia 11 de setembro de 1965. Trata-se da obra mais popular de João Cabral, seja por ter sido muito encenada, por ter sido musicada por Chico Buarque de Holanda ou pela própria abordagem do autor.

A peça narra o sofrimento enfrentado por Severino, aqui representado por Dudu Galvão, ator natural do Rio Grande do Norte, apresentando um poema dramático que relata a dura trajetória de um migrante sertanejo (retirante) em busca de uma vida mais fácil e favorável na capital pernambucana. Uma história atual e pertinente, pois mesmo com a transposição do Rio São Francisco muitas famílias ainda são castigadas pela seca.

O musical tem duração de 90 minutos. Sesões às sextas e sábados, às 21h e domingo, às 19h.

Clique aqui e saiba mais sobre o espetáculo.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.