Mostra fotográfica no campus Monte Alegre homenageia Dom Cláudio Hummes

"Sonhos para a Amazônia" foi organizada pela Fundação São Paulo e marca reabertura do espaço de exposições do saguão da Biblioteca, que foi totalmente reformado

por Redação | 12/12/2022

“Como artista é uma honra, um orgulho muito grande, poder mostrar o meu trabalho aqui na Biblioteca da PUC-SP, principalmente com uma produção associada ao acervo Dom Cláudio Hummes”, afirmou o fotógrafo Fernando Ricci. Atualmente, cerca de 30 imagens de sua autoria compõem a mostra Sonhos para a Amazônia, em cartaz no saguão da Biblioteca do campus Monte Alegre até o final de fevereiro de 2023.

A exposição é uma homenagem a Dom Cláudio Hummes, organizada pela Fundação São Paulo, e evoca o vínculo do cardeal com a Amazônia. As fotos resultam de uma expedição realizada em 2014 para levar atendimento médico, odontológico e psicológico às populações indígenas e ribeirinhas do território do Acre, mais precisamente pelo fluxo do rio Envira.

“Foram 20 dias de expedição e mais de 5 mil imagens de comunidades ribeirinhas. Não foi fácil escolher estas 32 imagens, mas é um bom panorama do que pude captar do material”, revela Ricci. Além da observação das fotos impressas, o espaço propicia uma imersão sensorial que remete à Amazônia, quando os visitantes entram na "caixa de experiência temática". O local, também no saguão da biblioteca, é uma sala escura que ativa os sentidos com a presença de vegetação, aromas, projeção de imagens e sons.

Dom Cláudio foi arcebispo emérito de São Paulo, responsável pela Comissão Episcopal Pastoral Especial Pan-Amazônica, além de grão-chanceler da PUC-SP, e faleceu em 2022. “Seu trabalho junto aos povos originários foi ao encontro do desejo de Papa Francisco em convocar o Sínodo da Amazônia em 2019. O documento final completa-se com a Exortação Querida Amazônia, na qual o Santo Padre faz uma profunda reflexão sobre seus quatro sonhos para a Amazônia: social, cultural, ecológico e eclesiástico”, afirmam os organizadores.

“Dom Cláudio cuidou da Amazônia, não somente como pastor, mas também como pessoa, e nos deixou três lições: precisamos conhecer mais a Amazônia, amar a Amazônia como bioma e como terra de povos originários do nosso Brasil e, ao mesmo tempo, comprometer-se com ela”, afirmou o pe. José Rodolpho Perazzolo, secretário executivo da Fundasp.

“A universidade é chamada a se comprometer com Amazônia, estando ali presente, partilhando o seu saber com o saber dos povos originários e com a defesa do bioma. A PUC-SP tem uma missão, sim, em relação à Amazônia”, ressaltou Pe. Rodolpho.

A procuradora da Fundação São Paulo, dra. Ana Paula Grillo, também destacou a importância do compromisso do Cardeal. “É muito gratificante poder realizar esta linda homenagem a Dom Cláudio, que coroou sua trajetória com um importante trabalho na Amazônia”, afirmou.

Novo espaço de exposições

A mostra marcou também a reinauguração do espaço de exposições da Biblioteca do campus Monte Alegre, que foi totalmente reformulado.

“Este espaço já vinha sendo utilizado em alguns momentos como espaço de exposição. A reforma e as melhorias feitas para a mostra Sonhos para a Amazônia ficam também como legado para diversas atividades futuras”, afirmou Pe. Rodolpho.