NAPEI e PAC recebem alunos com necessidades educacionais especiais

A monitoria inclusiva é realizada por estudantes de graduação e pós-graduação

por Redação | 02/03/2022

Na sexta-feira (24/4), o Núcleo de Apoio Pedagógico e Educação Inclusiva (NAPEI) promoveu uma reunião entre estudantes selecionados para serem monitores inclusivos e calouros que receberão o atendimento durante o semestre.

Coordenado pela professora Mônica Mendes (Pedagogia), o núcleo tem como objetivo promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais - NEE e tornar viável sua permanência na Universidade. Uma das atividades desenvolvidas pelo setor é a monitoria inclusiva, realizada por alunos de graduação e pós-graduação que assessoram outros alunos e recebem uma bolsa-auxílio por essa atividade.

A profa. Mônica esclarece que além do trabalho com os monitores, o NAPEI também promove encontros com os coordenadores de cursos informando sobre a necessidade dos alunos, que solicitam a monitoria ou algum tipo de cuidado ou atenção específica para a realização das atividades acadêmicas. “Há estudantes que necessitam de um monitor que o acompanhe na sala de aula, enquanto outros demandam plantões de estudos ou apenas um prazo maior para fazer uma prova ou para a entrega de um trabalho”, explica a docente.

O processo para solicitação de monitoria inclusiva ou alguma demanda específica deve ser feito junto ao PAC - Setor de Atendimento Comunitário, parceiro do NAPEI no projeto de inclusão e diversidade. Segundo a psicóloga e psicopedagoga, Mônica Silva do Nascimento, que atua como Agente Educacional no PAC, algumas demandas de necessidades educacionais especiais já são identificadas e encaminhadas no processo do vestibular e outras são solicitações de alunos e pais. “Procuramos identificar essas necessidades já durante o vestibular, quando isso não ocorre costumamos atender o estudante ou seus pais e orientar no processo de solicitação de algum tipo de auxilio junto ao NAPEI”.

Informações sobre o seviço envie e-mail para: pac.procrc@pucsp.br.