Nota de pesar: profa. Maria Cecília Ferro

Docente da Medicina também se formou na PUC-SP

por Redação | 13/12/2018

A profa. Maria Cecília Ferro, patologista e docente da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS), faleceu na madrugada desta quinta-feira, 13/12, em Sorocaba. O velório acontece ainda hoje, na Biblioteca da FCMS, das 13 às 20h, e amanhã (14/12), na Ofebas, das 8 às 15h. Seu corpo será cremado no Memorial Park.

Maria Cecília Ferro nasceu na cidade de Rio Preto (SP) e foi criada em Londrina (PR). Veio a Sorocaba para cursar a Faculdade de Medicina da PUC-SP, pela qual se formou em 1971. Fez doutorado e mestrado nessa mesma Universidade. Sempre atuou como patologista na cidade, onde também ocupou a diretoria do Conjunto Hospitalar.

Apesar da saúde delicada, era uma pessoa de extremo vigor e disposição às tarefas acadêmicas e profissionais, detentora de uma inteligência elevadíssima e muito pragmática. Até o dia anterior à sua morte, trabalhou normalmente.

Professora-titular do Departamento de Morfologia e Patologia da FCMS, ela esteve à frente de muitas pesquisas, sobretudo em linhas envolvendo câncer e educação médica. Era uma das figuras mais ativas da faculdade, da qual também foi vice-diretora no início dos anos 2000. Atualmente, compunha o Núcleo Docente Estruturante (espaço no qual são discutidas as questões estruturais dos cursos) e, desde 2001, presidia o Grupo de Trabalho dos Laboratórios.

“Maria Cecília era muito querida por todos. Ex-aluna e professora-titular desta casa, ela edificou seu nome pela retidão de caráter, pela excelência acadêmica e pelo bom convívio com as pessoas. Deixa muitos amigos, entre colegas, alunos e ex-alunos. Perdemos uma pessoa extremamente proba”, diz o professor-doutor Luiz Ferraz de Sampaio Neto, diretor da FCMS.

“Ela dedicou sua vida de modo intenso e integral a esta faculdade, pela qual era apaixonada. É uma perda irreparável”, diz Cibele Isaac Saad Rodrigues, ex-diretora da FCMS e atual coordenadora acadêmica do Hospital Santa Lucinda.

Em 2004, Maria Cecília recebeu o título de Cidadã Sorocabana; em 2014, foi homenageada pela Associação Paulista de Medicina e Sociedade Médica de Sorocaba e, em inúmeras formaturas da Faculdade de Medicina, foi uma das homenageadas pelos formandos.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.