Nova Especialização em Educação aborda o multiculturalismo e a diversidade como eixos centrais da democracia

Pós-Graduação “Educação, multilinguismo e diversidade” está com inscrições abertas

por Renata Nascimento | 07/12/2023

“A Especialização que oferecemos tem como grande diferencial possibilitar uma visão crítica que perpassa todo o currículo do curso. Isso quer dizer que a gente entende que a diferença que constitui a todos, na verdade, é uma riqueza, tanto pedagógica quanto uma possibilidade de a gente existir no mundo. Esse curso é destinado a educadores que têm como objetivo imaginar novas possibilidades pra existência neste mundo e ampliar seus repertórios para novas práticas docentes”.

Profa. Fernanda Liberali, coordenadora da pós-graduação: “Educação, multilinguismo e diversidade” em conjunto com a profa. Antonieta Megale (vice-coordenadora)

Com início no 1º semestre de 2024, o curso de Pós-Graduação Latu Sensu Educação, Multilinguismo e Diversidade está com inscrições abertas. A Especialização é destinada a educadores escolares e sociais, formadores e gestores.

Nesta proposta de curso, a Educação tem como objetivo a construção de sociedades cujas diferenças e as diversidades são os eixos centrais da democracia e da constituição de sujeitos capazes de estabelecer relações mais justas.

A metodologia da pós-graduação, pensada com base nas teorias de Paulo Freire, objetiva questionar as diversidades que se transformaram em desigualdades historicamente tecidas em nossa sociedade. O curso abordará diversos tipos de diversidades, tais como étnico-racial, geracional, sexual, de gêneros, cultural, linguística, dentre outras.

A profa. coordenadora também afirma que o curso pretende perpassar por diversas temáticas para que os alunos desenvolvam um olhar crítico sobre os temas que compõem o curso. “Quando falarmos de diversidade, a gente vai olhar para como as diferenças nos constituem e quais são as possibilidades gente tem de nos relacionar com o outro, que é diferente de nós, e entender isso como uma nova possibilidade. Para além disso, a gente vai pensar nas questões de multilinguismo. Isso quer dizer que vamos pensar nos processos de comodificação de língua, em como a educação tem se apropriado de um processo empresarial-neoliberal para que nós, como educadores, tenhamos cada vez mais possibilidades de enfrentar essas grandes verdades que são postas sobre nosso trabalho, sobre a educação e sobre a língua que falamos”, enfatiza a docente.

Fernanda Liberali também reitera que são várias as temáticas que compõem a base do curso, por isso o corpo docente é composto por professores de diversas áreas, como Economia, Jornalismo, Biologia, Letras, História e outras. “O programa pressupõe que tenhamos uma compreensão histórica da realidade, por isso temos docentes de outras áreas que vão ajudar as pessoas a olharem a realidade de forma crítica e aprofundada”, afirma.

Formando educadores críticos

O objetivo principal do curso é abrir possibilidades para os profissionais da educação no que diz respeito às aproximações sistemáticas, às dimensões político-epistemológicas e às questões teórico-metodológicas da prática educativa, de modo que atuem a partir da valorização das diversidades e diferenças que constituem seus territórios.

A nova Especialização é oferecida de forma online síncrona, o que significa que os alunos poderão participar ativamente das aulas e interagir com os docentes e demais cursistas, aprofundando ainda mais o conhecimento ofertado.

Especialização Educação, Multilinguismo e Diversidade

♦ Desconto de até 25% em todas as parcelas do curso (veja as condições no link)