"O sequestro da independência: uma história da construção do mito do Sete de Setembro": lançamento

Obra do prof. Carlos Lima Junior (especialização em Museologia) em co-autoria com Lilia Moritz Schwarcz e Lúcia Klück Stumpf

por Redação | 29/06/2022

O prof. Carlos Lima Junior (especialização em Museologia) lança no dia 5/8 o livro O sequestro da independência – uma história da construção do mito do Sete de Setembro. A obra foi escrita em co-autoria com Lilia Moritz Schwarcz, Lúcia Klück Stumpf.

“A emancipação política brasileira decorreu de um longo e conflituoso processo, desenvolvido em várias regiões do país e que teve diversos atores e atoras. Episódios esses escamoteadas em favor de uma história oficial branca, colonial e unificadora, que encontrou no Sete de Setembro seu mito fundador.

Tomando como ponto de partida farta coleção imagética, que tem como elemento central o famoso quadro de Pedro Américo sobre o Grito do Ipiranga, os autores analisam a formação complexa de nossa identidade nacional e a transformação do motivo retratado na obra de Américo em símbolo do rompimento com a Coroa portuguesa.

Das tensões do Segundo Reinado e rivalidades entre Rio e São Paulo à ditadura, chegando ao governo bolsonarista, este livro evidencia o percurso histórico que contribuiu para silenciar outras narrativas possíveis para a Independência, suscitando o que os autores chamam de ‘uma política de sequestros’, que tem como origem o Sudeste, os paulistas e, posteriormente, os militares.”

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.