Direito: pelo segundo ano consecutivo curso tem estudante premiado no Congresso Nacional de Iniciação Científica
Prof. Alvaro de Azevedo Gonzaga foi o orientador dos alunos premiados
Obra do prof. Fábio Fernandes (Jornalismo) será lançada dia 24/4, com presença músico Fausto Fawcett e a profa. e pesquisadora Pollyana Ferrari
O que aconteceria se as máquinas adquirissem consciência? E se elas precisarem tanto de nós quanto nós delas? E se um dia fosse necessário nos afastarmos de todo conforto tecnológico que nos cerca? Se precisássemos nos desconectar de toda a praticidade da evolução digital? Caso a sua vida, como você a conhece hoje, dependa de um total afastamento da informação, o que você faria?
Esta é a premissa do livro Os Dias da Peste, obra seminal do cyberpunk brasileiro, escrita pelo renomado autor, tradutor, jornalista e professor Fábio Fernandes (Comunicação e TIDD).
O docente lança a terceira edição revisada e ampliada, em capa dura, pela editora Desconcertos, com prefácio do lendário escritor e músico Fausto Fawcett.
Publicado originalmente em 2009, Os Dias da Peste conquistou leitores e críticos com sua narrativa envolvente e suas reflexões profundas sobre a relação entre humanidade e tecnologia.
O evento de lançamento acontecerá no dia 24/4, às 19h, no Auditório Paulo Freire (piso superior do Tuca) e contará com um debate entre o autor, Fausto Fawcett e a profa. e pesquisadora Pollyana Ferrari (Jornalismo e TIDD).
Para mais informações sobre o livro, acesse aqui. A terceira edição já está disponível para pré-venda.
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Fábio Fernandes é jornalista, escritor, tradutor, pesquisador e professor do curso de Jornalismo da PUC-SP. Traduziu mais de 80 livros, dentre os quais Laranja Mecânica, Neuromancer e Salmo para um Robô Peregrino. Como escritor, já publicou mais de 15 livros, como o romance Back in the USSR, finalista do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Literatura de Entretenimento, e a novela Under Pressure, vencedora do Utopia Awards 2023.
Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Cultural, Comunitário, Empresarial, Científico), atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura, Cibercultura, Cyberpunk, Ficção Científica, Jogos, Novas Mídias, Moda, Design e Coolhunting. Tem textos acadêmicos e de ficção publicados em vários países. É membro da British Science Fiction Association e da Utopian Studies Society.
Atualmente desenvolve pesquisas sobre narrativas de sociedades utópicas, pelo grupo de pesquisa que coordena na PUC-SP, o Observatório do Futuro.
Segundo o autor, um aspecto que influencia sua trajetória é o fato de ter sido diagnosticado autista em 2023, aos 56 anos de idade, adicionando “uma dimensão única em sua jornada, destacando a importância da neurodiversidade e da inclusão para suas atividades acadêmicas, literárias e profissionais, oferecendo insights valiosos sobre a experiência humana e desafiando estereótipos e preconceitos”.