"Ouvi dizer": crônica de estudantes retrata primeiro contato presencial com o campus

Alunas e alunos de Jornalismo transformaram em texto a experiência de estar na PUC-SP pela primeira vez

por Redação | 26/11/2021

Uma turma de estudantes de Jornalismo, do primeiro semestre, transformou em texto a emoção de pisar pela primeira vez no campus universitário para ter aula presencial.

A experiência ainda não tinha sido possível devido à pandemia da Covid-19, mas pôde começar a ser realizada gradualmente, e de maneira especial, desde o mês de outubro.

Durante a aula de Língua Portuguesa, dia 8/11, os estudantes Anna Cecilia Nunes, João Curi, Laura Melo, Marcello Toledo, Maria Ferreira dos Santos, Matheus Marcolino, Sonia Xavier escreveram a crônica Ouvi dizer. Uma das autoras, Maria, afirma que estar na PUC-SP "faz parte de um sonho e conhecer a estrutura da universidade foi mágico e singular. Apesar da arquitetura antiga, aqueles corredores têm uma atmosfera jovial e energizada".

Segundo a estudante, a ideia da crônica partiu das tantas coisas que ouviam falar sobre a universidade. "De algum modo queríamos fazer parte de todas essas histórias. O retorno às atividades presenciais é algo que aguardamos desde o primeiro dia de aula, a cada acesso que fazíamos nas plataformas digitais a ansiedade crescia", relata.

Seu colega João Curi relata que, originalmente, a crônica teria de abordar o retorno das aulas presenciais sob diferentes pontos de vista, em um tom melancólico. "Na prática, o grupo acabou optando por seguir outra linha, compartilhando uma experiência que fosse mais fiel à nossa realidade, assim nascendo o conceito 'ouvi dizer'. Minha turma teve a oportunidade de participar de uma aula presencial na PUC-SP, e fizemos disso o nosso ponto de vista. O interessante do texto foi justamente fundir o que a gente ouvia dos veteranos e professores com o que vivenciamos pessoalmente na atividade. Escrever essa crônica foi como estar presente na PUC-SP pela segunda vez", conclui João.

Clique aqui para ler a crônica.