Parceria com Ecofalante estimula ações cineclubísticas na PUC-SP

Em agosto, Comunicação e Multimeios abrirá cineclube para debates contemporâneos e projeções audiovisuais

por Pedro Aguerre | 10/07/2023

Texto elaborado pelo prof. Pedro Aguerre, assistente especializado da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias

No dia 23/6 foi realizada uma reunião de balanço do início da parceria entre a Universidade e a Mostra Ecofalante e das perspectivas para o segundo semestre deste ano. Contando com a presença de Chico Guariba, coordenador da Ecofalante e de sua equipe, da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (ProCRC) e de docentes envolvidos nas ações cineclubísticas da PUC-SP, o balanço foi positivo e fortaleceu as perspectivas de trabalhos conjuntos.

A iniciativa inaugural da parceria foi a realização da Mostra Ecofalante PUC-SP, com dois lançamentos de filmes integrantes da 12ª edição "Mostra Ecofalante de Cinema em São Paulo”, que ocorreu na primeira quinzena de julho. O evento foi o primeiro resultado concreto da parceria entre a Universidade, por meio da ProCRC e a Ecofalante – organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 2003, e que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. O objetivo da aliança é oferecer o rico acervo de filmes e produções audiovisuais do Programa Ecofalante Universidades à comunidade acadêmica da PUC-SP.

A Mostra foi organizada com a participação de Luana de Souza Arantes, produtora na Ecofalante e contou com a exibição de dois filmes inéditos lançados na Mostra Ecofalante 2023, inaugurando a sala 117-A (1º andar do prédio novo) como espaço para exibições audiovisuais.

Com promoção do Curso de Ciências Socioambientais e da Faculdade de Ciências Sociais a primeira sessão apresentou Mulheres na Conservação (direção de Paulina Chamorro e João Marcos Rosa, 2023), um documentário que faz um recorte do universo de mulheres que estão à frente de ações e estudos sobre conservação do meio ambiente. Clique aqui e assista ao trailer. A exibição, às 11h, com expressivo número de docentes e estudantes, foi seguida de estimulante debate, com Paulina Chamorro (jornalista, fundadora do Vozes do Planeta e codiretora do filme) e Lucila Losito, autora do livro Mulheres de Terra e Água (Ed. Elefante, 2022).

Na ocasião também foi lançado o e-book Conflitos socioambientais: uma abordagem interdisciplinar (Educ), organizado pelas professoras Dulce Maria Tourinho Baptista (Sociologia), Lucia Helena Rangel (Antropologia) e Marijane Vieira Lisboa (Sociologia). A profa. Dulce falou sobre o e-book. “A gente dedica este livro aos alunos do curso de Ciências Socioambientais, estudantes e militantes comprometidos com as questões ambientais”.

Às 17h, com promoção do curso de Comunicação e Multimeios, foi exibido Cinzas da Floresta (direção André D’elia, 2023) que trata de uma expedição que percorreu mais de 10 mil quilômetros por quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. Clique aqui e assista ao trailer. A sessão envolveu diversos professores e estudantes e foi coroada por um rico debate, com a presença do ex-aluno do curso de multimeios José Pedro Pupo e Vital Pasquale, respectivamente, assistente de direção e diretor de Arte do filme e mediação do Prof. Marcelo Prioste (Multimeios). Ademais, contou com a especial presença de João Romano, ativista e brigadista florestal, que reside em Alter do Chão, na Amazônia, que atua no terceiro setor com populações tradicionais, com a cadeia produtiva não-madeireira e com proteção territorial, através de monitoramentos e combate a incêndios.

O prof. Pedro Aguerre, assistente especializado da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, abriu o evento destacando a importância da parceria técnico educacional entre a PUC-SP e a Mostra Ecofalante e as perspectivas que se abrem para maior inserção de conteúdos audiovisuais nas atividades acadêmicas da Universidade.

Perspectivas para o segundo semestre

Em relação ao aproveitamento da parceria com a Ecofalante, o segundo semestre de 2023 trará, como já divulgado, a disponibilidade do acervo para programação de sessões de cinemas via stremming do Ecofalante Play, por parte dos professores da Universidade. Além disso, dada a avaliação positiva da Mostra Ecofalante com a PUC-SP, está sendo programada a continuidade de sessões de Cinema na sala 117. Esta ação contará com o apoio da ProCRC e da equipe da Ecofalante.

A grande novidade para o segundo semestre, que integra a programação da recepção aos novos estudantes, por fim, é a abertura do Cineclube Arlindo Machado (CAM), um espaço do curso de Comunicação e Multimeios para debates sobre temas contemporâneos como diversidade, meio ambiente, políticas, mídias e tecnologias, por meio de programação e projeção de filmes.

No dia 29/8, 3ª feira, às 19 horas, no Auditório Paulo Freire (TUCA) ocorrerá a sessão de abertura do Cineclube Arlindo Machado (CAM). Com a projeção do filme Lavra (L. Bambozzi, 2022), em parceria com a Mostra Ecofalante, incluindo lançamento de livro sobre Cineclubismo (EDUC, M. Bastos e R. Gontijo, 2023) e convidados especiais. Para este semestre estão programadas cinco sessões, sempre com debates e com abertura para participação não só da comunidade acadêmica mas também da comunidade do bairro e de estudantes de ensino médio.

Clique aqui e saiba mais sobre o Cineclube Arlindo Machado.