Em 16 de janeiro último, Rosana Doci, participante do programa de pós-graduação em Biomateriais e Medicina Regenerativa da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP, apresentou sua dissertação intitulada "Efeitos farmacológicos da Triancinolona associada à cola cirúrgica na cicatrização de feridas cutâneas em ratos Wistar".
O trabalho acadêmico de pós-graduação envolveu a linha de pesquisa voltada para a liberação modificada de fármacos, mais especificamente o estudo de um novo biomaterial incorporado com fármaco, uma ferramenta farmacológica inovadora para os procedimentos cirúrgicos em lesões cutâneas.
A banca examinadora contou com a participação da professora-doutora Ariana de Souza Moraes dos Santos e do professor-doutor José Mauro da Silva Rodrigues.
Segundo a professora-doutora e orientadora dessa pesquisa, Priscila Randazzo de Moura, o estudo é de suma importância para a medicina translacional, uma vez que a cola cirúrgica de 2-octil-cianoacrilato, modificada com o corticoide, pode ser um novo biomaterial a ser considerado em procedimentos cirúrgicos de feridas cutâneas superficiais. Entretanto, serão necessários mais estudos em fase pré-clínica e clínica para corroborar com os achados desta pesquisa.