PET-Saúde mantém trabalho na região da Brasilândia durante pandemia

O programa produz ações de assistência, apoiando serviços e encontrando formas de se manter presente no território da Brasilândia de maneira segura.

por Redação | 07/07/2020

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde nesse momento de pandemia vem desenvolvendo novas formas de manter seu atendimento na região da Brasilândia.

Para a profa. Elisa Zaneratto (Fac. de Psicologia), uma das tutoras do programa, era muito importante que a Universidade mantivesse a parceria com a comunidade produzindo ações de assistência, apoiando serviços e encontrando formas de se manter presente no território da Brasilândia de maneira segura.

“Nesse momento, esse território rapidamente é identificado como aquele que em, de forma mais cruel, se pudermos dizer assim, em todo o município de São Paulo, sofre os efeitos da pandemia, do ponto de vista do modo como ela inside sobre a condição de pobreza e as configurações da desigualdade da cidade. Dentro deste mapa da desigualdade, o território da Brasilândia é fortemente marcado por condições precárias de vida, expressas por importantes índices de violência e pela alta concentração de moradores nas residências desse distrito. Diante disso, reconhecemos que era importante que a PUC-SP, a partir dessa parceria, seguisse junto produzindo ações, construindo apoio aos serviços e pactuando formas da instituição estar presente nesse território de maneira possível, considerando as reconfigurações que tivemos na Universidade nesse momento, mas atendendo as necessidades de articulação, organização e fortalecimento de rede, para proteção da população dessa área”.

REDE BRASILÂNDIA SOLIDÁRIA

Brasilândia Solidária é uma rede horizontal, composta por diversas organizações e coletivos que atuam juntos no combate à pandemia do coronavirus, e que está em construção desde a segunda metade de abril. Inicialmente encabeçada por lideranças locais, hoje ela atua em articulação com representantes da saúde, assistência social, cultura, educação e outras áreas das políticas públicas. Qualquer pessoa ou organização pode participar deste coletivo.

Hoje, a Brasilândia é um dos distritos de São Paulo com maior número de mortes pela COVID-19. Essa situação fala muito das condições da nossa região, que sofre com a precariedade no acesso aos direitos, ou seja, com a falta de investimento nos serviços públicos do bairro. A rede Brasilândia Solidária vem desenvolvendo ações na área da sáude, produzindo material de alerta e prevenção sobre o perigo do coronavírus, em ação conjunta com as UBSs do distrito, arrecadando alimentos e doações para famílias necessitadas, produzindo máscaras para doação aos moradores e o fortalecimento da economia local.

A Rede Brasilândia Solidária também tem buscado alternativas para fortalecer a economia local e diminuir os impactos financeiros sofridos pela região, diante da pandemia da Covid-19. Para isso lançaram uma pesquisa que irá mapear os serviços e comércios do distrito e assim criar uma rede local de negócios. Para a continuidade do projeto, é importante que trabalhadores formais e informais, desempregados, âutonomos, pequenos comercios locais ou qualquer tipo de serviço ofereciso na região da Brasilândia ajude a divulgá-lo e responda esse questionário simples:

Saiba mais: