Pós cinquentenário é referência acadêmica na América Latina e Europa

Pós-Graduação em Serviço Social é credenciado com nota máxima (7) pela Capes

por Renata Nascimento | 26/10/2023
Acervo ACI

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-SP (PPGSSO) tem sua trajetória de mais de cinquenta anos pontuada por conquistas e desafios. Ela está atrelada à própria história do Serviço Social brasileiro e sua consolidação como área de conhecimento e de pesquisa acadêmica. O curso foi um dos primeiros programas de Pós-Graduação a serem criados pela PUC-SP, seu primeiro mestrado foi desenvolvido em 1971, e o primeiro doutorado do Brasil e América Latina, em 1981.

Responsável pela formação dos primeiros mestres e doutores em países da América Latina, Europa e África, o curso é credenciado com o conceito máximo (7) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e mantém-se como referência de excelência no país e no exterior, especialmente em Portugal, França, Argentina e, mais recentemente, em Angola.

O PPGSSO elaborou seu projeto curricular, desenvolveu suas áreas de concentração e linhas de pesquisa dialogando e participando ativamente do debate intelectual contemporâneo no âmbito das ciências humanas e sociais do país e exterior. O Programa está com inscrições abertas até 30/10 (clique aqui para saber mais).

Formação sócio-histórica da realidade latino-americana

“O Programa é reconhecido nacional e internacionalmente por sua excelência acadêmica. Tem possibilitado aos estudantes uma sólida formação sócio-histórica da realidade latino-americana, aí incluído o Brasil com o aprofundamento teórico-metodológico das expressões da ‘questão social’, matéria-prima do trabalho profissional. Após o término dos cursos e defesa de seu mestrado e doutorado, os estudantes egressos tem sido aprovados como docentes em inúmeras universidades do país e produzido artigos, capítulos de livros, teses que se transformam em livros, o que contribui com a consolidação acadêmico-pedagógica da formação profissional e no compromisso sócio-histórico com a população usuária dos serviços sociais nas esferas pública e privada”, afirma a profa. Maria Beatriz Abramides, coordenadora do Programa em conjunto com o prof. Rodrigo Diniz.

De acordo com a coordenadora, os estudantes podem esperar do curso de Serviço Social na PUC-SP uma formação pós-graduada que os auxilie na docência, na produção do conhecimento, no caminho investigativo da pesquisa, em sua relação com os movimentos sociais, com as demandas dos usuários das políticas sociais públicas, a partir de um aprofundamento teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo para o trabalho profissional. O PPG em Serviço Social tem recebido Bolsas Parciais da CAPES destinadas aos estudantes, por ser considerado um Programa de Excelência; Bolsas do CNPQ, a partir de projetos enviados pelo PPG; o que tem possibilitado aos estudantes não arcar com o pagamento das mensalidades e facilitando o acesso ao mestrado e ao doutorado, notadamente por serem estudantes trabalhadores.

Internacionalização e dupla titulação com a França

“Os docentes do PPG possuem uma vasta produção científica, cultural, artística materializada em livros, coletâneas, revistas, periódicos, capítulos, que são considerados referência bibliográfica para a formação e para o trabalho profissional; possuem expressiva participação em congressos com apresentação de trabalhos, conferências, palestras, exposições, publicações e participações na mídia impressa, televisiva, eletrônica e uma permanente interlocução com os movimentos sociais, com a participação de mestrandos e doutorandos”, enfatiza a professora.

O Programa é filiado a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), cujos docentes por várias gestões foram da direção nacional e regional e ainda são, contribuindo permanentemente no projeto de formação profissional. Possui ainda ações de internacionalização no âmbito de cooperação, de convênios, de redes de pesquisas, e ainda possui um convênio de dupla titulação com Grenoble na França.

Espaço de acolhimento, escuta e troca de saber

A ex-aluna Nicole Barbosa de Araujo é bacharel em Serviço Social pela UNESP, mestra em Serviço Social pela PUC-SP e assistente social da Prefeitura de Barueri, atuando no Centro de Referência e Apoio às Vítimas (CRAVI).

Nicole afirma que cursar o mestrado no Programa de Pós-Graduação da PUC-SP foi de grande importância para sua trajetória profissional e pessoal. “Seja do ponto de vista do crescimento humano, ampliação de conhecimentos, possibilidade de me aprofundar na pesquisa acadêmica e socializar os saberes construídos, e também pela valorização do meu perfil profissional, considerando o grande e incontestável reconhecimento e qualidade que o Programa tem, bem como a qualificação da minha práxis profissional”, ressalta.

“Além do reconhecimento público, das décadas de história, da nota máxima na avaliação da Capes e das grande referências da minha área terem passado por lá, tive a possibilidade de estar próxima de várias das professoras que compõem o Programa, e pude constatar que além grandes nomes, tratam-se de grandes mulheres, que para além de se destacarem na pesquisa e produção acadêmica, têm qualidades humanas imprescindíveis e tantas vezes em falta nos ambientes institucionais. O PPGSS foi um espaço de acolhimento, escuta, troca de saber e gentil condução nos caminhos da pesquisa e da produção do conhecimento. Não consigo imaginar espaço mais qualificado para a realização de um mestrado", finaliza Nicole.

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social: clique aqui.