Pós em Economia aborda temas importantes da área e da sociedade atual

Inscrições para o Mestrado estão abertas

por Thaís Polato | 06/10/2023
Divulgação

Economia entendida como ciência social, política e pluralista, estudada a partir de seis diferentes linhas de pesquisa. O Programa de Pós-Graduação em Economia da PUC-SP aborda temas importantes da análise econômica, como economia industrial e do trabalho, progresso técnico, economia monetária e financeira, economia regional e agrícola. Até o dia 30/10, o Programa está com inscrições abertas para o Mestrado. Clique aqui para saber mais.

Além da sólida base teórica, o curso também trata de temas atuais, como a financeirização e os impactos econômicos e sociais das mudanças climáticas e das novas tecnologias. As linhas de pesquisa abrangem ainda a reflexão sobre a economia mundial e questões referentes ao estado e às políticas públicas.

“Nosso mestrado é diferenciado. O conteúdo de suas disciplinas propicia uma visão ampla dos fenômenos econômicos, porque contempla, de forma integrada, as dinâmicas nacionais, regionais e globais e considera, nas suas análises e propostas, os interesses concretos dos diferentes segmentos da sociedade”, afirma a profa. Rosa Maria Marques, que coordena o Programa em conjunto com o prof. Rubens R. Sawaya (vice-coordenador).

Os Centros e Núcleos de pesquisa do Pós em Economia também favorecem a troca de experiências entre as áreas e a interdisciplinaridade. Os grupos, que reúnem pesquisadores e docentes, são o de Análise de Conjuntura Internacional (NACI), Desenvolvimento Econômico e Política Econômica (DEPE), Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia (EITT), Economia Mundial (EM). Estado e Políticas Públicas (EPP) e Políticas para o Desenvolvimento Humano (PDH).

História renomada

O Programa da PUC-SP foi criado em 1977 e tem como seus fundadores economistas de renome como Pedro Calil e Paul Singer. Ao longo da sua história, outros importantes economistas tiveram atuações destacadas como Guido Mantega, Walter Barelli, Francisco de Oliveira e Armando Barros de Castro, entre outros.

“Nosso corpo docente tem renome internacional e nacional e muitas de suas publicações são referências para outras instituições. Soma-se a isso o fato de diversos egressos terem ocupado e ainda ocuparem cargos importantes no setor público e privado, atestando, assim, a excelência de nosso curso”, afirma a coordenadora.

Desde sua criação, o Programa tem passado por contínuo processo de revisão, aprimoramento e atualização do curso e quadro de docentes. Desde 1997, é associado à Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).

Avaliado pela CAPES desde o início de suas atividades, o Programa tem atualmente o conceito 4, dentro de uma escala máxima de até 5 atribuída a Programas de Mestrado que não ofereçam o Doutorado.

Ex-alunos

► Bruno Toschi
Graduado em Ciências Econômicas (ESALQ-USP) e mestre em Economia (PUC-SP)

“O curso oferece aos alunos uma visão plural sobre a economia. Seu diferencial está na formação rígida que oferece, com uma elevada carga de textos originais ao invés dos tradicionais livros-textos, frequentemente utilizados no ensino de economia, tanto na graduação quanto na pós. Ao longo do Mestrado, os alunos são estimulados a submeter seus trabalhos para periódicos e congressos, como o Encontro Nacional de Economia Política, realizado este ano em Maceió (AL). Eu também pude expor minha pesquisa, de maneira online e com a ajuda do prof. Aquilas Nogueira Mendes (orientador), num congresso no México e, em novembro, apresentarei outro trabalho, na área de Economia Política, no Japão”.

► Camila Ugino
Professora e vice-coordenadora do curso de Ciências Econômicas da PUC-SP. Graduada em Economia (Unicamp), mestra em Economia Política (PUC-SP) e doutora em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política (PUC-SP). Atualmente, pesquisa temas relacionados ao desenvolvimento capitalista contemporâneo e às políticas sociais

“O mestrado em economia política na PUC-SP me permitiu aprofundar nos estudos sobre economia, em uma perspectiva crítica. Foi extremamente importante para a guinada na minha carreira, pois, após um período atuando no mercado financeiro, consegui migrar para área acadêmica, o que me proporcionou um encontro fantástico com o mundo da docência. Lugar este em que aprendo todos os dias e me mantenho atualizada sobre os temas contemporâneos da economia”.

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Economia: clique aqui.