Pós em História: texto de docente é usado em questão do Enem

Enunciado usado no concurso é fragmento de composição da profa. Maria Izilda Santos Matos

por Cláudio Oliveira | 04/12/2023

Tal e qual Caetano Veloso, a profa. Maria Izilda Santos Matos (Pós em História) teve um fragmento de seu texto "Saudades: sensibidades no epistolário de imigrantes portugueses (Portugal - Brasil 1890-1930)", publicado na Revista Brasileira de História (RBH), n. 70, utilizado como enunciado na prova do Enem 2023.

Segundo a docente a obra, da qual o fragmento foi extraído, é fruto de um projeto que dá visibilidade para cartas de portugueses, espanhóis e italianos imigrantes, que vieram para São Paulo.

Para Maria Izilda a questão e alternativas para resposta propostas pelo Enem, foram bem elaboradas. “O trecho é um fragmento de um texto que tenho, parceria com o profº Oswaldo Truzzi (UFSCar), acerca da saudade no epistolar imigrante. Eles recortaram o documento e fizeram uma questão com alternativas muito bem elaboradas. A questão como um todo foi muito bem formulada!".

A professora destaca ainda que ter um texto citado na prova do maior concurso do país é o reconhecimento da excelencia da pesquisa realizada na PUC-SP. “Ter um texto usado no Enem, um exame que foi realizado por mais de quatro milhões de estudantes em todo o país, é muito importante para mostrar a excelência da pesquisa na Universidade e do departamento do Pós-Graduação em História, isso serve para ajudar a publicitar a pesquisa apoiada pela PUC-SP. É importante destacar ainda os apoios do CNPq e do PIPEq, sem os quais não seria possível produzir uma pesquisa de excelência”, observa a docente.

Abaixo segue a questão e alternativas propostas pelo Enem: