Pós-Graduação da PUC-SP é vanguarda na área de Educação Matemática

Mestrado e Doutorado estão com inscrições abertas

por Thaís Polato | 06/10/2023
Divulgação

Sempre na vanguarda, desde a organização da área no Brasil. Assim é o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP. Atualmente com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado (clique aqui), o curso da assumiu, desde que foi criado em 1975, a missão de desenvolver estudos voltados para o enfrentamento de problemas do processo de ensino e aprendizagem em Matemática e de formação de professores dessa área.

O pioneirismo do Programa está marcado na história da área. A PUC-SP participou, por exemplo, da organização do primeiro Encontro Nacional de Educação Matemática e também da criação do Grupo de Trabalho GT 19 de Educação Matemática na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

“Uma das maneiras de perceber a posição de destaque do nosso Programa é a diversidade de formações para professores que já oferecemos em parceria com Secretarias de Educação de municípios e do Estado de São Paulo. Da mesma forma, já realizamos inúmeras atividades de Extensão, presenciais e online, para docentes de Matemática de todo o Brasil”, afirma a profa. Ana Lucia Manrique, que coordena o Programa em conjunto com o prof. Celso Ribeiro Campos (vice-coordenador).

O Pós em Educação Matemática é oferecido no campus Marquês de Paranaguá (foto) e tem conceito 5 da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes).

Para o Mestrado, tem como público alvo graduados em matemática e áreas afins, como pedagogia, física, engenharia e ciência da computação. Já o Doutorado é voltado a mestres em Educação Matemática ou áreas como matemática, física, educação e psicologia.

São oferecidas três linhas de pesquisa: “A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores”, “História, Epistemologia e Didática da Matemática” e “Tecnologias da informação e Educação Matemática”.

Há também seis grupos de pesquisa no Programa::

♦ Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Epistemologia na Educação Matemática (HEEMa)
♦ Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA)
♦ O Elementar e o Superior em Matemática (GPES)
♦ Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática (PEAMAT)
♦ Professor de Matemática: Formação, Profissão, Saberes e Trabalho Docente
♦ Tecnologias e Meios de Expressão em Matemática (TecMEM)

Ex-alunos em destaque

Agnaldo da Conceição Esquincalha
Doutor em Educação Matemática (PUC-SP) com Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFRuralRJ). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

“Cursei o Doutorado em Educação Matemática na PUC-SP entre 2011 e 2015. Tive excelentes professores, profissionais muito experientes e que me deram a oportunidade de ter uma visão bastante ampla e aprofundada do campo da Educação Matemática. O curso da PUC-SP é muito bem reconhecido, um dos mais antigos e ao mesmo tempo mais modernos, considerando temáticas de pesquisa emergentes e nos ajudando a estabelecer redes de pesquisadores, o que propulsiona as carreiras de seus estudantes e egressos. No mesmo mês em que me doutorei, passei em um concurso público e um ano depois já estava orientando na pós-graduação. Até hoje, mantenho vínculo de colaboração em pesquisa com docentes da PUC-SP“.

Wanusa Rodrigues da Silva
Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Diretora de Escola da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Docente no Centro Universitário São Camilo. Pesquisadora nas áreas de Educação Matemática, Avaliação, Políticas Públicas.

“Cursar o Mestrado e o Doutorado em Educação Matemática na PUC-SP ampliou as oportunidades de atuação profissional enquanto docente do ensino superior, além de trazer contribuições para minha atuação enquanto professora e gestora em escola pública da rede municipal de São Paulo. Pude aprender muito com os professores de excelência do Programa, qualificando meu olhar para a aprendizagem em matemática, o que possibilita poder ajudar outros professores e futuros professores que ensinam matemática em sua prática profissional.

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática: clique aqui.