PUC-SP abre Vestibular Complementar de Verão para ingresso no 1º semestre de 2026
Processo seletivo requer apenas nota do ENEM, considerando as edições realizadas entre...
Curso está com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado
“Os alunos e alunas podem esperar do curso o incentivo ao diálogo e ao exercício permanente de perguntar, de duvidar. Trabalhar na ciência é ser capaz de duvidar de nossas certezas; é não temer a crítica ou o abandono de antigas concepções para ousarmos o novo. Podem esperar parcerias entre colegas e entre os docentes, podem esperar o encorajamento necessário à ousadia de duvidar. O ambiente da pesquisa é sério e alegre. Isto construímos coletivamente no programa”, afirma a profa Ana Bock, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação em conjunto com a profa. Luciana Symanski Ribeiro Gomes (vice-coordenadora).
Pioneiro na área, o curso iniciou suas atividades de Mestrado em 1969 e de Doutorado em 1982, tendo papel fundamental na origem da própria Pós-Graduação da PUC-SP. O Programa é credenciado com nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes) e está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado. Clique aqui e inscreva-se.
As pesquisas realizadas no Programa buscam entender a presença do sujeito no processo educacional e a relação do mesmo com a educação, com a escolarização e com o saber. O objetivo é produzir conhecimento científico que contribua significativamente para o debate e para a busca de soluções para os problemas sociais.
“Um curso de pós-graduação é um curso de aprimoramento de um pensamento crítico no campo que se faz fundamentalmente pela pesquisa e todas as atividades que ela envolve. Neste sentido, um curso de pós-graduação é sempre uma contribuição para a formação e para a carreira acadêmica dos estudantes-pesquisadores. É um contato privilegiado com o pensamento científico”, afirma a profa. Ana.
A formação de professores do ensino superior e de pesquisadores, a partir das contribuições da Psicologia da Educação, se dá no contexto da longa trajetória de excelência da Universidade e da ampla produção de teses e dissertações acumulada ao longo das últimas cinco décadas.
“A PUC-SP escolhe sempre cumprir seu papel de instituição social, que forma e produz conhecimento para servir a sociedade brasileira, contribuindo para a solução de suas urgências e problemas. É neste espaço social e político que se insere nosso Programa de Pós-Graduação. Gostamos de afirmar que nosso diferencial é ser PUC-SP”, ressalta a coordenadora.
“O curso, por meio de suas disciplinas, obrigatórias e projetos, foi essencial para o meu desenvolvimento profissional. Tive a oportunidade de participar de grupos de pesquisa, aprender a construir instrumentos para produção de dados – questionário, entrevista, grupo de discussão, saindo da teoria à prática. Outro ponto fundamental foi a parceria estabelecida com a minha orientadora (profa. Vera Placco), essencial para o meu desenvolvimento profissional.
Construí pontes com colegas e isso é algo que extrapola o acadêmico. Minha escolha e expectativas [em relação ao curso] foram alcançadas pelo fato de eu ter aprendido a descontruir certezas, que julgava serem as melhores, e substituí-las por certezas provisórias. Flexibilidade, seriedade e compromisso foram valores que aprendi na minha jornada acadêmica”.
Rafael Conde Barbosa ingressou no Pós em Educação: Psicologia da Educação, em 2009, no Mestrado, e, em 2012, no Doutorado
“Ter cursado o programa que foi pioneiro da área acarretou credibilidade ao meu currículo, principalmente, em processos seletivos. O Mestrado me proporcionou uma base sólida de conhecimentos teóricos-metodológicos e práticos que me permitiram aprofundar as questões no campo da educação, como: desenvolvimento humano, ensino-aprendizagem, avaliação institucional, formação docente, produção do fracasso escolar, medicalização e educação especial e inclusiva”.
Bárbara Caroline Celestino Palhuzi é psicóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) desde 2018, e mestra pelo Pós em Educação: Psicologia da Educação desde 2020
Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.
Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação: clique aqui.