Pós-Graduação em “Educação: Psicologia da Educação” é pioneira no país

Curso está com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado

por Renata Nascimento | 06/10/2023

Os alunos e alunas podem esperar do curso o incentivo ao diálogo e ao exercício permanente de perguntar, de duvidar. Trabalhar na ciência é ser capaz de duvidar de nossas certezas; é não temer a crítica ou o abandono de antigas concepções para ousarmos o novo. Podem esperar parcerias entre colegas e entre os docentes, podem esperar o encorajamento necessário à ousadia de duvidar. O ambiente da pesquisa é sério e alegre. Isto construímos coletivamente no programa”, afirma a profa Ana Bock, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação em conjunto com a profa. Luciana Symanski Ribeiro Gomes (vice-coordenadora).

Pioneiro na área, o curso iniciou suas atividades de Mestrado em 1969 e de Doutorado em 1982, tendo papel fundamental na origem da própria Pós-Graduação da PUC-SP. O Programa é credenciado com nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes) e está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado. Clique aqui e inscreva-se.

Conhecimento científico e pensamento crítico

As pesquisas realizadas no Programa buscam entender a presença do sujeito no processo educacional e a relação do mesmo com a educação, com a escolarização e com o saber. O objetivo é produzir conhecimento científico que contribua significativamente para o debate e para a busca de soluções para os problemas sociais.

“Um curso de pós-graduação é um curso de aprimoramento de um pensamento crítico no campo que se faz fundamentalmente pela pesquisa e todas as atividades que ela envolve. Neste sentido, um curso de pós-graduação é sempre uma contribuição para a formação e para a carreira acadêmica dos estudantes-pesquisadores. É um contato privilegiado com o pensamento científico”, afirma a profa. Ana.

A formação de professores do ensino superior e de pesquisadores, a partir das contribuições da Psicologia da Educação, se dá no contexto da longa trajetória de excelência da Universidade e da ampla produção de teses e dissertações acumulada ao longo das últimas cinco décadas.

“A PUC-SP escolhe sempre cumprir seu papel de instituição social, que forma e produz conhecimento para servir a sociedade brasileira, contribuindo para a solução de suas urgências e problemas. É neste espaço social e político que se insere nosso Programa de Pós-Graduação. Gostamos de afirmar que nosso diferencial é ser PUC-SP”, ressalta a coordenadora.

Ex-alunos em destaque

“O curso, por meio de suas disciplinas, obrigatórias e projetos, foi essencial para o meu desenvolvimento profissional. Tive a oportunidade de participar de grupos de pesquisa, aprender a construir instrumentos para produção de dados – questionário, entrevista, grupo de discussão, saindo da teoria à prática. Outro ponto fundamental foi a parceria estabelecida com a minha orientadora (profa. Vera Placco), essencial para o meu desenvolvimento profissional.

Construí pontes com colegas e isso é algo que extrapola o acadêmico. Minha escolha e expectativas [em relação ao curso] foram alcançadas pelo fato de eu ter aprendido a descontruir certezas, que julgava serem as melhores, e substituí-las por certezas provisórias. Flexibilidade, seriedade e compromisso foram valores que aprendi na minha jornada acadêmica”.
Rafael Conde Barbosa ingressou no Pós em Educação: Psicologia da Educação, em 2009, no Mestrado, e, em 2012, no Doutorado

“Ter cursado o programa que foi pioneiro da área acarretou credibilidade ao meu currículo, principalmente, em processos seletivos. O Mestrado me proporcionou uma base sólida de conhecimentos teóricos-metodológicos e práticos que me permitiram aprofundar as questões no campo da educação, como: desenvolvimento humano, ensino-aprendizagem, avaliação institucional, formação docente, produção do fracasso escolar, medicalização e educação especial e inclusiva”.
Bárbara Caroline Celestino Palhuzi é psicóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) desde 2018, e mestra pelo Pós em Educação: Psicologia da Educação desde 2020

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação: clique aqui.