Probal: programa oferece bolsa de estudos para pesquisa em universidade alemã

Alunos da pós-graduação em Filosofia da PUC-SP vão para a Universidade de Leipzing desenvolver pesquisas

por Redação | 14/04/2023

Alunos e professor da pós-graduação em Filosofia da PUC-SP têm a oportunidade de realizar pesquisa em universidade alemã com bolsas de estudos oriundas do programa Probal, resultado da parceria bilateral entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o DAAD. O programa financia projetos conjuntos desenvolvidos por grupos dos dois países vinculados a instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sendo pelo menos uma no Brasil e uma na Alemanha.

Como o Probal prevê a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de ambas as equipes, a PUC-SP desde o ano passado recebe pesquisadores da universidade alemã para conferências e atividades, evidenciando na prática a internacionalização cada vez mais desejada no universo acadêmico. Em 2023, os pesquisadores virão novamente à São Paulo para o 14º Encontro de Estudos das Origens da Filosofia Contemporânea, que será sediado na PUC-SP no mês de outubro. O projeto aprovado no concorrido edital foi resultado de uma parceria já estabelecida entre o Gpofc (Grupo de Pesquisa Origens da Filosofia Contemporânea) e a Universidade de Leipzig. O coordenador da contraparte brasileira Prof. Dr. Mario Porta afirma que “é de extrema importância o fomento para esse tipo de parceria que não precisa apenas ser iniciada, mas cultivada e mantida ao longo dos anos”.

O Probal prevê a concessão de recursos para a realização de missões de trabalho e manutenção dos projetos, bem como o financiamento de bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado na Alemanha. A aluna de doutorado Brenda Soares que fica na Alemanha até junho explica que “esta é uma ótima oportunidade de ter acesso a outros pesquisadores, estrutura e materiais que ajudam na construção de uma pesquisa mais rica e elaborada, sendo possível desenvolver trabalhos consistentes com o padrão internacional”.

Com projetos como o Probal, o Brasil e a PUC-SP se consolidam como centro de pesquisa nacional e internacional, garantindo visibilidade e reconhecimento do trabalho desenvolvido. O coordenador do projeto na Alemanha, Prof. Dr. Ingolf Max acredita que inciativas como esta garantem a continuidade do trabalho científico ao longo do tempo: “Concentramos nosso apoio a jovens cientistas no fortalecimento das relações científicas entre Alemanha e Brasil através da próxima geração de jovens filósofos”.

Foto feita à frente do prédio da Universidade de Leipzig com aluna de doutorado (PUC-SP) Brenda Soares, Pós-doc (PUC-SP) Stefano Stival, aluna doutorado (Uni. Leipzig) Julia Franke-Reddig e aluno de doutorado (Uni. Leipzig) Alfred Olszok.